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Como funciona a Gestão Por Resultados em Empresas e Franquias?



Por Elaine Bezerra

Com base no conceito de que líder é aquele que obtém resultados por meio das pessoas e da maneira certa, a Gestão Estratégica Orientada para Resultados transforma intenções estratégicas em resultados concretos. Agrega recursos e competências, com o gerenciamento e monitoramento em tempo real, acelera a execução das ações e "faz acontecer" os resultados pactuados. A avaliação sistemática amplia a aprendizagem organizacional e a comunicação de resultados.

A Gestão por Resultados pode ser aplicada a qualquer unidade empresarial ou mesmo num sistema de franquias e pressupõe desenvolver ações de gerenciamento focadas na análise de indicadores de desempenho e na busca da melhoria constante de melhores resultados, além da identificação do problema, o erro fatal de muitas empresas é focar na causa.

Os históricos da empresa, ou seja, passado, presente e futuro devem ser analisados para determinar dessa forma a evolução da sua gestão. Assim é possível compreender o que já foi feito, o que deu resultado, qual é o patamar atual e onde a empresa pretende chegar num período de tempo definido. Sem planejamento e foco adequados, a gestão deixa de fazer sentido.

A formatação de um sistema de franquias não requer soluções únicas e engessadas. Muitas empresas, após transformarem-se em franquias, simplesmente estacionam e não conseguem crescer, frustrando as expectativas do empreendedor que investiu em algo e não obteve resultado. A resposta para esse mal resultado é exatamente por não ter havido a estratégica propriamente executada. Sem estratégias e ações suficientes para alcançar o resultado às empresas não crescem, sendo franquias ou não. Portanto, a escolha da empresa ou consultor que prestará esse serviço é decisiva para o sucesso ou fracasso do seu negócio.

Ressalto ainda que a administração de uma rede de franquias exige um planejamento consistente. Esforços direcionados a resultados imediatos podem até dar resultado, mas é imprescindível uma estratégia que pense a longo prazo.

O que tenho encontrado nas empresas com frequência, resume-se abaixo:

Critério
Hipotético
Universal
Teórico
Estatístico

O famoso “chute”, dos empresários em questões como:

Qual é o seu faturamento atual?
Quantos funcionários você possui?
Qual é o gasto mensal atual?

Sem controle e gestão, empresa alguma consegue crescer!
Lembro ainda, que Gestão por Resultados, não significa apenas montar um plano de ação e sim em identificar o problema e após a causa raiz do problema. Se o problema for identificado incorretamente, todo seu plano fica comprometido, portanto, é importante um profissional que possa lhe oferecer apoio para que seu crescimento seja sustentável.

Como administrar a rotina de uma franquia:

  • Trabalhar dentro de padrões estabelecidos pelo franqueador; 
  • Manter a qualidade nos padrões e não agregar produtos e/ou serviços sem a autorização do franqueador, esse sempre testa com antecedência a aceitação da novidade perante o público alvo; 
  • Identificar as causas dos problemas e agir de forma metódica sobre elas.


Como gerenciar as melhorias:

  • Identificar situações vigentes ou recorrentes;
  • Aplicar ações de melhoria;
  • Identificar os reais efeitos da melhoria, manter as ações ou reajustá-las.


As gestões que preciso ter no meu negócio:


  • Gestão da Inovação;
  • Gestão das equipes para solução de problemas;
  • Gestão do ambiente;
  • Soluções para focos específicos.



Elaine Bezerra é graduada em Turismo com MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC, Pós Graduação em Administração pela FGV, Mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo. Realização de mais de 100 cursos de gestão, nacionais e internacionais, com título de Seis Sigma Black Belt. Atuação em mais de 500 projetos de Reestruturação, Gestão, Melhoria de Resultados, Mapeamento, Desenho e Redesenho de Processos em clientes de diversos ramos, aplicando metodologias de PDCA, SDCA, DMAIC, Seis Sigma entre outros de acordo com a necessidade e metas a serem alcançadas. Avaliação de mais de 100 empresas. Expansão de mais de 80 marcas de franquias, varejo e outros canais gerando valores expressivos em volumes de negócios.
Sócia da Troow Consultoria e ABN Franchising Holding
Site | (11) 99377-7055