Aumento da expectativa de vida traz novos desafios às franquias de serviços
Independência para ter qualidade de vida é o que os idosos mais buscam
Por Redação
Em cinco anos, a população
brasileira com 60 anos ou mais cresceu 18,8% entre 2012 e 2017.
Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em
2012 o grupo das pessoas de 60 anos ou mais de idade representava 12,8% da
população residente no país. Em 2017, esse percentual cresceu para 14,6%. O
estudo mostra que, em 2017, a população residente no Brasil foi estimada em
207,1 milhões de pessoas, um crescimento de 4,2% em relação a 2012, quando
havia 198,7 milhões. Um em cada quatro brasileiros terá 65 anos ou mais em
2060, o correspondente a 58,2 milhões de pessoas, 25,5% do total da população.
Os
dados apontam para o envelhecimento gradativo da população. O Brasil não é mais
um país de jovens e quanto mais independente o idoso for, mais as empresas
podem expandir suas ofertas e seus negócios às eles.
“É
uma via de mão dupla e quanto mais instruído, saudável e com mais capacidades e
habilidades o idoso tiver, maior é a oferta de serviços e produtos a eles,
fazendo com que o mercado evolua e eles tenham mais qualidade de vida”, relata
Raniery Queiroz, CEO da MTCred.
Condições
econômicas e capacidades funcionais são alguns dos fatores determinantes para
que o idoso não se sinta e fique dependente, na maioria dos casos, de seus
familiares. E para que sejam cada vez mais independentes na sociedade, novas
empresas estão sendo criadas com foco nesta fatia da população, já outras estão
adaptando seus serviços e produtos.
Atentos
a este público e antecipados às demandas de mercado, a MTCred oferece há 10
anos crédito consignado para aposentados.
“Muito
mais que a preocupação com previdência social, saúde, mercado de trabalho e a
inserção dos idosos na sociedade de maneira que seus direitos sejam garantidos
e respeitados, esse público busca acima de tudo qualidade de vida, autonomia e
independência”, explica.
Pode
não parecer, mas a independência financeira deles, por exemplo, evita que sejam
enganados até mesmo pela própria família. Segundo Raniery, a orientação que ele
dá aos franqueados da rede é que analisem caso a caso, em especial se o idoso
está sendo coagido por algum familiar e forçado a buscar pelo crédito. O
aposentado também pode optar por atendimento in-loco, sem a necessidade de
deslocamento. Além disso, eles utilizam uma política de pós venda voltada a
entender como o cliente está sendo tratado e o tradicional “cliente oculto” que
também é realizado por um idoso que avalia todos os quesitos de qualidade e
eficiência no atendimento. “Todo o nosso treinamento é voltado para o respeito
e o cuidado, entendemos que é um público vulnerável, e que precisa de atenção
especial”, finaliza Raniery.