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Atendimento ao cliente é o diferencial para ampliar as vendas de fim de ano


Heverson do Valle

Junto com a proximidade do Natal, inicia-se o movimento no mercado de contratação temporária no Brasil. Em todo país, até dezembro, a estimativa é de que 434,4 mil vagas sejam abertas. Os dados são da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) e da Caixa Econômica Federal, que apontam a abertura de 32.172 vagas no Paraná. São Paulo lidera o ranking de contratações, com 292 mil postos de trabalho. Em comparação ao ano anterior, o crescimento é de 10%. 

Para quem busca uma recolocação no mercado, essa é uma chance de mostrar um bom trabalho e, quem sabe, ser efetivado. Faltando um mês e meio para o Natal, é hora de correr atrás das vendas. Algumas dicas são importantes para quem quer se destacar e alavancar as vendas no comércio.

  • Nunca subestime o seu cliente: é comum verificarmos os vendedores julgando quem entra na loja, sem saber qual é a real capacidade de compra da pessoa e, muitas vezes, perdem a venda, pois acreditam que o cliente só quer olhar.
  • Os cinco segundos iniciais podem determinar o sucesso da sua venda: planeje uma pergunta que vai prender a atenção do seu cliente. Quando ele entrar na loja dê um sorriso e, então, faça a pergunta que você planejou. Esqueça o “posso ajudar?” . 
  • Sua loja é o seu cenário: cuide do ambiente de trabalho como um diretor de fotografia cuida do cenário de um filme, faça com que o cliente se surpreenda com o ambiente, antes mesmo de falar com você. Você tem uma chance única para causar uma boa primeira impressão.
  • O corpo fala: sua postura durante o atendimento deve demonstrar que você está 110% ligado no seu cliente: ombros caídos, olhar disperso e expressões de insatisfação ou cansaço afastam o consumidor.
  • Entenda o motivo pelo NÃO à venda: analise o término de cada atendimento e o porquê da venda não ter ocorrido. O que você fez? O que pode ser melhorado para o próximo cliente? Seja um crítico implacável consigo mesmo e melhore a cada atendimento.

Quem é Heverson do Valle: Com apenas 39 anos, o executivo passou por empresas como Unimed Curitiba, TIM e Instituto dos Notários e Registradores do Paraná, ocupando cargos como a gerência de marketing e relacionamentos internacionais. No mercado desde 1997, o escritor já fundou quatro empresas, entre elas um site de concursos, o www.concursodecartorio.com.br. No ramo de palestras, já ministrou treinamentos em empresas como UNICESUMAR, Faculdade OPET, Rotary Club International, Google Business Group, entre outras.