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Coca-Cola investe anualmente milhões em comunicação. Só você acredita que sua empresa não precisa de marketing


Por: Luciene de Oliveira

Top do top das marcas mais lembradas pelos consumidores brasileiros em todos os tempos, Coca-Cola não deve mais investir em comunicação e marketing, não é mesmo? Quanto engano... Enquanto você, na primeira necessidade de corte, manda embora sua assessoria de imprensa e para de fazer marketing, a multinacional de bebidas inova e encanta a cada ano, conquistando cada dia mais apreciadores e influenciando o mundo.

No último ano, o encantamento saiu da própria embalagem. Ao baixar o aplicativo e mirá-lo na latinha ou garrafa plástica, a magia acontece. Portas se abrem e fofos ursinhos polares enchem os olhos de crianças e adultos com suas peripécias em realidade aumentada. Confesso que comprei só para isso e já assisti algumas vezes, seja na companhia de meus filhos, sozinha ou com amigos.
Mas, como saberíamos que isso tudo está acontecendo, se não houvesse comunicação? Se a empresa não espalhasse aos quatro ventos que nesse ano há essa novidade? Eu tinha visto um vídeo de divulgação. E tinha que comprar uma latinha, de qualquer jeito, para, feliz, transformar a realidade aumentada em sorrisos.

Atuando há mais de 25 anos nessa área, confesso que ainda me surpreendo com a quantidade de empresas que não trabalham com assessoria de imprensa. Pensam que só o boca a boca resolve, que investir em comunicação é desperdício, bobagem, artigo de luxo. Quanto engano. Depois reclamam que não crescem, que a expansão do vizinho é muito mais próspera. Aliás, essa mania de achar o gramado do vizinho mais verde é a mais pura preguiça de regar seu próprio gramado. Cobiçar o sucesso do outro é mais fácil.

Investir em assessoria de imprensa é trabalhar na imagem de sua empresa, fazer com que ela se torne conhecida, de maneira positiva. Que esteja em evidência, por transmitir o que faz, da maneira correta. Que seu público-alvo seja fisgado por suas novidades e por tudo o que você representa no mercado. É ser “googado” e estar em matérias que influenciam quem te interessa.

Mas, no primeiro revés, é isso que se corta. É o marketing, a comunicação com o cliente... Como se espera recuperar de uma crise sem aparecer? Então, sempre que tiver uma dúvida sobre onde colocar seus investimentos, lembre-se sempre da Coca-Cola. Recorde-se que ela sempre aparece e, por isso, cresce... e como cresce.

Você não precisa de ursos polares. Pode encantar de outra forma. Encante com boas notícias, promoções, com novidades. Através de bons textos e veículos adequados, você atinge seu objetivo, como uma flechada certeira, milimetricamente lançada.

Pesquise o mercado, veja como se mostra sua concorrência, peça indicações de profissionais sérios, que entendem de seu ramo de atuação. E não os descarte na primeira dificuldade. Entenda de uma vez: quem não é visto, não é lembrado. Ponto final.







*Luciene é jornalista há mais 25 anos e empresária.
É diretora da Lucky Assessoria de 
Comunicação, Ahoba Viagens by Lucky e 
Portal Franquia & Companhia. Adora o que faz.