Header Ads

Últimas

Microfranquias crescem 8% em 2018


A ABF divulga neste ano novos dados sobre as microfranquias, negócios com investimento inicial de até R$ 90 mil

A consolidação dos números apurados pela ABF – Associação Brasileira de Franchising mostra que o faturamento do setor em 2018 cresceu dentro da estimativa feita pela entidade, fechando o ano com alta nominal de 7,1% em relação ao ano anterior. A receita total do mercado de franquias saltou de R$ 163,319 bilhões para R$ 174,843 bilhões no período.

O levantamento registrou que houve um crescimento de 8% dos negócios classificados como microfranquias de 2017 para 2018. Enquanto em 2017 havia 545 marcas nessa modalidade, no ano passado elas somavam 589. Os números envolvem tanto redes puras, que possuem somente operações com investimento inicial de até R$ 90.000, quanto redes mistas, aquelas que, além dos negócios tradicionais, também contam com microfranquias em seu portfólio. A queda de 2,1% registrada entre 2016 e 2017 refletiu a diminuição do número de marcas do franchising como um todo no período.

De acordo com Adriana Auriemo, diretora de relacionamento, microfranquias e novos formatos da ABF, “mesmo com um panorama econômico desfavorável, as microfranquias se mantiveram como uma opção interessante para empreender. Do lado das franqueadoras, este modelo passou a ser uma estratégia para atrair candidatos com menos recursos e chegar a novos mercados e pontos comerciais”.

Já no ano passado, as marcas atuantes nesse mercado mostraram recuperação. “O crescimento no número de microfranquias foi impulsionado por marcas que passaram a desenvolver duas modalidades de negócios, as chamadas redes mistas”, explica a gerente de inteligência de mercado da ABF, Vanessa Bretas.

O levantamento indica que os três segmentos com maior número de redes com operações de microfranquias são Saúde, Beleza e Bem-Estar, Comunicação, Informática e Eletrônicos e Serviços Educacionais.

Conheça redes de microfraqnuia que estão em processo de expansão e buscando novos franqueados

MTCred

A MTCred é uma rede de crédito consignado. A marca tem parceria com diversas instituições financeiras como o Banco PAN, Grupo BMG, Bradesco e Safra Financeira. Em 2017 registrou um volume de negociações que ultrapassou os R$150 milhões apenas em empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos. A rede já atendeu mais de 600 mil pessoas.
Quantidade de unidades: 64 unidades em 22 estados brasileiros
Modelos de negócios: Franquia Smart MTCred, que custa R$ 14.999,00, MTCred Loja 1 (Cidades de Até 100.000 mil habitantes)  R$ 60.000,00, MTCred Loja 2 (Cidades até 200 mil Habitantes) R$ 80.000,00 e MTCred Loja 3 (Cidades acima 200 mil Habitantes) R$ 100.000,00.
Mais informações: https://mtcred.com.br/ 

Ahoba Viagens
A Ahoba Viagens é uma rede de franquias de agências online de turismo, na qual o franqueado faz o turno que desejar, de casa. O faturamento médio mensal é de 30 mil reais, com lucro médio mensal de 2 mil reais.
Quantidade de unidades: Mais de 200 unidades por todo o país
Modelo de negócio: Investimento a partir de R$4.400,00 
Mais informações: http://franquiaahobaviagens.com.br/

Nova Capital
Lançada este ano, a rede Nova Capital é uma franquia de imobiliária que oferece três modelos de negócios que tem investimento entre R$17 mil e R$50 mil: Nova Capital Home, Nova Capital Express e Nova Capital Convencional. No plano de expansão estão as regiões, sul, sudeste e centro oeste.  Faturamento médio mensal de 10 à 150 mil reais, conforme modelo de negócio. Prazo de retorno: até 18 meses.
Quantidade de unidades: 7 unidades
Modelo de negócio:  Investimento inicial: a partir de 17 mil reais
Mais informações: www.franquiaimobiliaria.com.br/   

Mary Help 
A rede de franquias Mary Help tem como proposta central fornecer mão de obra de diaristas para serviços em residências e empresas, além do serviço de seleção de profissionais e terceirização de mão de obra. A rede possui mais de 70 unidades franqueadas espalhadas por todas as regiões do país. Investimento total: R$40 a R$60 mil. Faturamento médio mensal é estimado em R$60 mil, mas pode chegar a R$150 mil mês com lucratividade estimada entre de 15% a 25%. Prazo de retorno: 12 a 24 meses.
Quantidade de unidades: 77 unidades
Modelo de negócio:  Investimento inicial: a partir de 40 mil reais
Mais informações: www.maryhelp.com.br

Seguralta
Com mais de 50 anos de mercado, a marca é a maior rede de franquias seguradoras do país – oferece três modelos de negócio com valores de investimento inicial que variam entre R$25 mil e R$120 mil. Os modelos também têm instalação simplificada e a rede oferece inclusive o Home Based, além do Standard e Basic. Somente no primeiro semestre de 2018, inaugurou 121 unidades e comercializou 170 franquias que estão em processo de abertura e inauguração. O faturamento médio mensal varia entre R$50mil e R$100mil conforme o modelo de negócio. Prazo de retorno: 12 a 24 meses.
Quantidade de unidades: mais de 1 mil unidades
Modelo de negócio:  Investimento inicial: a partir de 25 mil reais
Mais informações: www.seguralta.com.br