Multifranqueados ganham espaço no franchising brasileiro
Segmentos diversos como beleza e educação vêm para provar esse cenário
positivo
*Por: Redação
Ser
criterioso para escolher o franqueado ideal é uma das tarefas mais importantes
para o sucesso de uma franquia, uma vez que esse parceiro auxilia no
crescimento e esta à frente da marca em determinada região. Por isso, muitas redes
estão apostando cada vez mais no perfil de multifranqueados - empreendedores
que possuem o interesse e estratégia para investir em mais de uma operação e
assim se desenvolver junto com a franqueadora, sendo uma opção segura, com
menos custos e que torna mais veloz sua expansão.
São os
multifranqueados que enfrentam os desafios de poder ter mais de um negócio e
aproveitam todo o know-how de um
primeiro negócio bem sucedido para faturar ainda mais com outras unidades da
mesma marca.
"As
redes melhoram muito sua capacidade de gestão realizada por esses multifranqueados,
que conhecem com profundidade o negócio que optaram por ser franqueados e
contam com experiência na parte operacional do negócio. Além da melhor
capacidade de investimento, já conhecem as regras do sistema de
franquias", afirma Adir Ribeiro, presidente da Praxis Business.
Essa prática já é muito comum
nos Estados Unidos, onde multifranqueados são grandes potências e faturam
milhões por anos. Existem grupos que administram muitas operações franqueadas,
sendo tendência também no mercado brasileiro, por ser uma relação sólida e com
vantagens para ambos. Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de
Franchising), atualmente, 74,5% das redes de franquias brasileiras conta com
multifranqueados.
A abertura de novas unidades exige além de planejamento
financeiro e, principalmente junto à franqueadora, disposição para começar um
novo negócio do zero. Por outro lado, traz mais maturidade ao segmento, uma vez
que o empreendedor passa a adotar em seu novo empreendimento, um modelo de
gestão e controle mais avançado e toda sua expertise do primeiro negócio,
obtendo um melhor desempenho e mais agilidade nos processos.
Na
Sóbrancelhas, rede especializada em
embelezamento do olhar e da face, por exemplo, atualmente 57% dos franqueados são
multifranqueados. O casal Marly e Anderson resolveram encarar os desafios do
mercado de franchising e hoje faturam cerca de R$ 5 milhões por ano com 11
unidades da Sóbrancelhas. Marly era consultora de beleza da marca, realizava
serviços de design de sobrancelhas, depilação, entre outras técnicas. Já o
Anderson, tinha um cargo na área administrativa de uma multinacional.
"A
vantagem de ser um microempresário é o desenvolvimento empresarial e o domínio
do dia a dia da operação, obtendo um resultado bem melhor", afirma o
multifranqueado. As operações do casal estão no interior de São Paulo, uma na
capital paulista e em Goiânia (GO). Marly é responsável pela gestão operacional
das unidades, e Anderson cuida da área financeira e expansão. Com unidades
faturando de R$ 350 mil a 700 mil, o casal empreendedor espera alcançar até o
final de 2019, um faturamento de R$ 8 milhões.
"O segredo de tanto
sucesso? É a dedicação 100% para o negócio prosperar com uma boa gestão,
investimento em treinamentos constantes e manter a excelência na qualidade dos
serviços prestados", completam.
Em 2017, Carlos Henrique
Stuhler adquiriu sua primeira unidade do Instituto
Gourmet e dois anos depois ele já está inaugurando a terceira unidade na
capital paulista. “Depois de pesquisar outros modelos de negócios, eu decidi
visitar a matriz do Instituto Gourmet. Conhecendo o método de trabalho da
franqueadora percebi que o modelo de negócio da rede preenchia uma lacuna no
segmento”, comenta.
Mesmo sendo franqueado desde
agosto de 2017, a sua primeira unidade foi inaugurada apenas em fevereiro de
2018, em São Miguel Paulista, em outubro do mesmo ano, ele inaugurou a segunda
unidade em São Mateus, também na zona leste de São Paulo e seu próximo
investimento acontecerá na zona norte capital com inauguração prevista para junho
de 2019.
A rede escolhida pelo
empresário está presente nos três setores que mais crescem no país: franquias,
educação e gastronomia. “Essas áreas estão em constante crescimento e expansão
devido a gigantesca abrangência”, afirma.
Indo
para outro segmento de franquias, educacionais, se destaca a rede Minds English School. Com mais de 70
operações, nas 5 regiões do país, a estratégia da empresa é o ensino apenas de
um idioma com professores especializados e multifranqueados. "60% dos
nossos franqueados têm mais de uma unidade e costuma montar uma escola com pelo
menos três sócios", explica Leiza Oliveira, CEO da Minds Idiomas. Isso
acontece porque para uma unidade operar são necessário três áreas ativas:
Pedagógico, Comercial/Marketing e Administrativo. "Quem costuma ser bom no
pedagógico, lecionar e montar estratégias de aulas, nem sempre é bom em
administrar e lidar com finanças. Nessa parte que a união com outros sócios é
bem satisfatória", evidencia Adriano Dantas, diretor da rede e
multifranqueado.
Adriano Dantas, Kelly Guedes,
e Patrícia Dantas têm 5 escolas e foi com essa administração de "dons
profissionais" que os três conseguiram um faturamento de 5 Milhões de
reais. Dantas é de Santos, dirigia transporte alternativo na juventude (sua
própria van) e sempre foi bom com marketing, Patrícia e Kelly são boas
profissionais com finanças e gestão de pessoas(marketing), e a área pedagógica
veio com o suporte aos franqueados - Dado, exclusivamente, pela Universidade
Corporativa da Minds, localizada em Maringá, PR. Foi desta união de sócios que
a escola de Santos se desbravou para mais 4 pontos educacionais: Berrini (SP),
Paraíso (SP), Aracajú (SE), e São Bernardo do Campo (SP).
Na Minds English School, os
multifranqueados fazem parte também do comitê de franqueados. O comitê tem
reuniões mensais online e bimestrais pessoalmente. Além disso, muitos
multifranqueados ocupam a cadeira de diretores para atuarem diretamente nas
decisões com a franqueadora.
Com 20 de experiência,
a ex-profissional de marketing, Simone Carreira, trocou uma carreira brilhante
e decidiu empreender para poder ficar mais próxima de sua família. A decisão
não poderia ter sido melhor: Hoje há quatro anos à frente de um negócio que
fatura quase R$ 2,5 milhões ao ano, Simone é uma franqueada de sucesso de
quatro unidades da Mary Help –
franquia especializada em serviços de profissionais diaristas e seleção de
mensalistas, em São Paulo.
Ela
começou com uma unidade no bairro do Tatuapé, zona leste da capital, e logo
abriu outra em Santana, zona norte. O sucesso das duas unidades foi tão grande,
que recentemente ela iniciou uma nova franquia no Brooklin, zona sul, e em
breve iniciará outra no centro da cidade. “O faturamento global de suas quatro
unidades deverá, certamente, mais que triplicar dentro dos próximos quatro
anos”, declara José Roberto Campanelli, fundador da Mary Help.