Dia do Irmão: Conheça dois cases de sucesso de empresas que surgiram e cresceram a partir de ideias de irmãos empreendedores
*Por: Redação
No dia 5 de setembro é
comemorado o Dia do Irmão. Quando falamos dessa relação, pensamos em
cumplicidade, aprendizado, compromissos e ideias. Empreender com irmãos pode
ser positivo de diversas formas, afinal, estar em família é conhecer e apoiar
as decisões e dedicar para o crescimento de ambas as partes.
Como,
por exemplo, aconteceu com Flávio Thenório e Giovanna Domiciano, que em uma
viagem de férias para os EUA, tiveram a ideia de abrir seu próprio negócio no
setor infantil, após observarem as “Garages Sales”, uma tradição bastante
conhecida nos EUA (trata-se de uma feira de garagem onde os moradores
selecionam os produtos seminovos ou novos que não utilizam mais e os vendem por
valores mais baixos que os de mercado).
Quando
os dois retornaram ao Brasil, ficaram pensando em como aplicar e colocar em ação
a ideia. Foi então que decidiram inovar e abrir uma loja no estilo ganha-ganha
com produtos infantis de diversos estilos, desde roupas até carrinhos de bebê.
A inovação seria que no mesmo espaço fossem vendidos produtos pouco usados e
novos de fábrica.
Com o
auxílio essencial da mãe da dupla, surgiu a Arena Baby, com foco principal em
consumo consciente e reuso com estilo, onde os clientes levam as peças que os
filhos de 0 a 8 anos não utilizam mais, em perfeitas condições, e geram
créditos para troca de outros itens.
A
rede fatura em média R$6,6 milhões por ano, com as nove unidades. “Acredito que
depois que
começamos a empreender juntos, harmonia e admiração só aumentaram. Sabemos que
precisamos um do outro para que tudo funcione bem, então, partimos de um
princípio fundamental que é o respeito e comprometimento com os negócios,
fazemos as coisas darem certo. E isso não significa que não tenhamos conflitos.
Eles são necessários para o negócio andar, pois concordar o tempo todo não é
saudável”, comenta Flávio.
Para quem deseja iniciar um negócio entre irmãos, os
resultados podem ser extremamente positivos para ambos os lados, pois todos
compartilham os mesmos sonhos, tendo a mesma base. Claro que durante essa
experiência pode ocorrer situações adversas, mas com a necessária disciplina,
os resultados serão extraordinários.
Já o caso dos irmãos Zanon, a união de ambos ajudou salvar a
empresa da família. Quando Reinaldo e Luis Gustavo Zanon assumiram a Seguralta,
a empresa operava em um déficit de R$ 300 mil reais e a sucessão foi feita no
momento exato, pois hoje a rede faz parte de uma holding que fatura mais de R$
400 milhões por ano.
“Nem sempre herdar uma empresa é fácil, tem que saber se
adaptar e inovar para continuar em pleno crescimento. Entrar para o franchising
nos rendeu novos ares e fez a empresa expandir”, relata Reinaldo Zanon.
Os números da Seguralta não negam como a entrada para o setor
de franquias deu certo. A marca é hoje uma das maiores corretoras de seguros do
país e pioneira em seguros no franchising. Com mais de mil unidades no Brasil,
deverá somente neste ano comercializar 300 novas franquias. Em 2018 saltou da
17ª para 12ª na posição entre as maiores redes de franquias do Brasil, conforme
a ABF e registrou um aumento de 40% em relação ao ano anterior, finalizando o
ano com um faturamento de R$ 300 milhões somente com a venda de produtos.
“Nosso maior desafio foi começar a delegar mais. Éramos muito
centralizadores e sentíamos dificuldade de transferir funções. Acontece que todo
bom líder tem que confiar em sua equipe, sem fazer isso, ele não tem tempo para
se dedicar a outras tarefas e o negócio não anda. Ao delegar tarefas, houve uma
troca de confiança muito grande e com o tempo conseguimos mostrar que não
estávamos lá apenas por sermos filhos do dono”, comenta Reinaldo.
Atualmente o Grupo Zanon detém cinco marcas: Seguralta, Los
Mex, Derma Nail, Bionatus e Segcredi. Juntas essas empresas somam mais de 1.400
franqueados em todo o país e um faturamento de cerca de R$400 milhões.
Hoje pais de família e herdeiros de um império que fatura
milhões, os irmãos Zanon provam que receber um legado por si só não é garantia
de sucesso. “Tudo isso que temos hoje é resultado da soma de experiências,
inovação, confiança entre colaboradores, empenho, dedicação e principalmente da
consciência de que é necessário saber conquistar o seu espaço com competência”,
finaliza Reinaldo.