Explorando os cincos sentidos no ponto de venda
*Por Natiele Krassmann
Assim como o consumidor mudou, o ponto
de venda evoluiu. O local, que antes era considerado um
"armazenamento" de produtos ou serviços, passou um ponto de
experiência do cliente com o propósito da marca e do negócio. A atenção deles é
agora despertada e conquistada não só pela qualidade do item comercializado
naquele local, mais por meio de todos os sentidos, individualizados em
importância – há quem seja mais visual, mais auditivo ou olfativo.
Nesse sentido, vale
explorar na loja o maior número de ofertas para todos esses estímulos, a fim de
captar mais clientes, e, realmente, proporcioná-los a melhor experiência, com
grande atenção ao detalhe, ou aquele mínimo, que pode aumentar ou destruir a
admiração e confiança no negócio. O desleixo, falta de cuidado e coerência do
marketing com a oferta no PDV, mau atendimento, por exemplo, são fatores que
afastam pessoas daquele local e prejudicam a imagem e o faturamento.
Tendo em mente que
tudo comunica, o mobiliário, a iluminação, a disposição dos produtos, o contato
com os atendentes, as cores escolhidas para compor o local, o som ambiente
devem formar a credibilidade da empresa, tornando-se fatores determinantes para
formar fãs e pessoas que admirem o negócio, seja ele de que tamanho ou setor
for.
Colocar uma
playlist com músicas que remetam a infância numa loja cujo foco é
entretenimento infantil, faz todo o sentido, por exemplo; assim como montar uma
história com "passos" a serem seguidos para uma viagem e experiência
única do consumidor na compra do seu produto; que terá um aroma caraterístico
presente no PDV – criado, especialmente, com esse fim.
Tudo faz parte do
encantamento e do envolvimento com seu cliente, fazendo-o imergir naquela
situação na melhor. Pensar e viver aquela compra ou usufruto do serviço deve
ser um momento único, em que a pessoa só viverá naquele local. É necessário
manter a singularidade, a curiosidade e os sentidos que vão despertar boas
memórias e sentimentos, e que trarão vontade de "quero mais".
Como é um ponto de
experiência, tudo é válido para deixar experiência ainda mais incrível e
converter em venda!
*Natiele Krassmann é Co-fundadora
da Criamigos,
graduada em administração pela PUC/RS