Folks Pub Sertanejo – um negócio lucrativo
*Por: Luciene de Oliveira
Recentemente, estive na unidade paulistana do
Folks Pub Sertanejo. Desde que me apresentaram o negócio, dois meses atrás,
tive vontade de conhecer. Como só existiam unidades fora de São Paulo, esperei
a inauguração do Itaim e fui matar minha curiosidade em ver de perto a mistura
de pub com sertanejo. A ideia sempre me pareceu fantástica em um país onde o
estilo domina.
No ano passado, a consultoria JLeiva Cultura
& Esporte, junto com a Datafolha, fez uma pesquisa sobre o gosto musical
dos brasileiros. Deu sertanejo com 37% das citações dos entrevistados. O IBOPE
também foi verificar e descobriu que 58% de nós escuta sertanejo pelo menos uma
vez por semana! Nesse resultado, a maioria vem das classes B e C e são jovens
entre 25 e 34 anos.
E tem mais! Em 2017, 87 das 100 músicas
mais tocadas nas rádios vinham da categoria nascida nas raízes do Brasil. Esses
são dados da Crowley Broadcast Analysis, marca que faz o monitoramento das
rádios por aqui.
Então, num mercado que movimenta milhões
e milhões de reais por mês, nada mais justo que fosse criada uma rede dedicada
ao setor. Mas os idealizadores queriam mais. JP Albuquerque, um dos sócios do
lugar, diz que criar mais um bar, sem grandes novidades, nunca foi a ideia.
Desde o princípio, o objetivo é ser diferente e unir a elegância dos pubs
britânicos com a energia das baladas brasileiras.
Assim nasceu a fórmula perfeita, que
estremece as noites da cidade de Londrina - berço do sertanejo universitário -
há cinco anos. Fundado em junho de 2014, o Folks Pub Sertanejo é o fruto da
união de três jovens empreendedores que almejavam desenvolver uma experiência
única e divertida para os fãs do gênero. Hoje já são cindo unidades que estão
em Londrina, Presidente Prudente, Sorocaba, Campinas e capital paulista.
Ao chegar na unidade paulistana me
encantei com a beleza do lugar. O interior é decorado com referências aos
clássicos filmes de velho oeste, com lustres e luzes especiais e os móveis e
objetos em madeira alinhados ao palco - que fica bem próximo do público -
formam um clima acolhedor e intimista. O Folks Pub Sertanejo é o resultado de
um processo criativo e inovador que une o charme do pub e a cultura sertaneja.
Novos amigos e velhos amigos. Sem estranhamentos.
Outra coisa que me encantou foram os
drinks autorais, experimentei o “Banheira do Woody” (gin, licor de cassis,
limão, água tônica e chantilly), o “Pop Corn Time” (vodka, xarope artesanal de
pipoca, suco de limão e pipoca) e o “Apaixonadinha” (rum gold, frutas
vermelhas, açúcar, cravo e canela)... todos encantadores na apresentação e
deliciosos no sabor.
A boa música ao vivo e o ambiente
propício a interações sociais, atraem jovens universitários e amantes do
gênero. Vi uma casa lotada e muita gente feliz, servidos por um staff mega
simpático, treinado no que eles chamam de “Jeito Folks de Ser”.
Como é focado na modalidade que o
brasileiro mais ama, não tem sazonalidade. É casa cheia toda semana, em todas
as cidades onde possuem uma unidade. A média em São Paulo é de 300 pessoas por
noite de quinta a sábado, e um pouco menos às terças e quartas. Pessoas essas
de classe AB, que gastam um ticket médio de 90,00 reais por noite, entre
entrada e consumação.
Não por acaso, os sócios viram a
oportunidade de transformar o negócio em franquia nesse ano, como um reflexo do
atual panorama do franchising ligado ao lazer e entretenimento. Dentre todos os
segmentos presentes no setor, esse segue em constante crescimento comprovado
pelos números divulgados pela ABF – Associação Brasileira de Franchising – que no
segundo trimestre de 2019 houve um aumento de 7,3% no número de unidades e 3,2%
no faturamento.
Com um faturamento anual em torno de R$13
milhões (com previsão para R$20 com a inauguração do bar de São Paulo), a rede
visa a expansão para as regiões sul, sudeste e centro-oeste, com uma
expectativa de venda de 7 unidades até o final do ano. Para garantir a
excelência, o amparo ao futuro franqueado vai desde treinamentos iniciais,
suporte de implantação, consultoria e treinamentos ao decorrer da operação.
Cada unidade tem um faturamento médio de
R$4milhões por ano. E a taxa de lucratividade gira em torno de 15%. O objetivo
é que o franqueado recupere o investimento em até 18 meses. Depois, é só
alegria. Vendo de perto como as coisas funcionam, a satisfação dos clientes e
todos os pontos positivos, chego à conclusão que este é realmente um negócio
lucrativo. Mas é claro que tem que ser bem administrado.
A identificação com o assunto é de
estrema importância, pois gostar do que se faz é fundamental para o sucesso.
Fazer o treinamento proposto pela rede com dedicação também será vital, afinal,
a receita de sucesso vem deles. Seguindo a máxima que não há vitória sem
batalha, a conclusão é que a dedicação é grande, mas o resultado é excelente.
Então, se você busca uma franquia e tem um valor bacana para investir, sugiro
que conheça a proposta do Folks Pub Sertanejo. Essa é a dica da semana.