Header Ads

Últimas

Folks Pub Sertanejo – um negócio lucrativo



*Por: Luciene de Oliveira 

Recentemente, estive na unidade paulistana do Folks Pub Sertanejo. Desde que me apresentaram o negócio, dois meses atrás, tive vontade de conhecer. Como só existiam unidades fora de São Paulo, esperei a inauguração do Itaim e fui matar minha curiosidade em ver de perto a mistura de pub com sertanejo. A ideia sempre me pareceu fantástica em um país onde o estilo domina.
No ano passado, a consultoria JLeiva Cultura & Esporte, junto com a Datafolha, fez uma pesquisa sobre o gosto musical dos brasileiros. Deu sertanejo com 37% das citações dos entrevistados. O IBOPE também foi verificar e descobriu que 58% de nós escuta sertanejo pelo menos uma vez por semana! Nesse resultado, a maioria vem das classes B e C e são jovens entre 25 e 34 anos.
E tem mais! Em 2017, 87 das 100 músicas mais tocadas nas rádios vinham da categoria nascida nas raízes do Brasil. Esses são dados da Crowley Broadcast Analysis, marca que faz o monitoramento das rádios por aqui.

Então, num mercado que movimenta milhões e milhões de reais por mês, nada mais justo que fosse criada uma rede dedicada ao setor. Mas os idealizadores queriam mais. JP Albuquerque, um dos sócios do lugar, diz que criar mais um bar, sem grandes novidades, nunca foi a ideia. Desde o princípio, o objetivo é ser diferente e unir a elegância dos pubs britânicos com a energia das baladas brasileiras.

Assim nasceu a fórmula perfeita, que estremece as noites da cidade de Londrina - berço do sertanejo universitário - há cinco anos. Fundado em junho de 2014, o Folks Pub Sertanejo é o fruto da união de três jovens empreendedores que almejavam desenvolver uma experiência única e divertida para os fãs do gênero. Hoje já são cindo unidades que estão em Londrina, Presidente Prudente, Sorocaba, Campinas e capital paulista.

Ao chegar na unidade paulistana me encantei com a beleza do lugar. O interior é decorado com referências aos clássicos filmes de velho oeste, com lustres e luzes especiais e os móveis e objetos em madeira alinhados ao palco - que fica bem próximo do público - formam um clima acolhedor e intimista. O Folks Pub Sertanejo é o resultado de um processo criativo e inovador que une o charme do pub e a cultura sertaneja. Novos amigos e velhos amigos. Sem estranhamentos.

Outra coisa que me encantou foram os drinks autorais, experimentei o “Banheira do Woody” (gin, licor de cassis, limão, água tônica e chantilly), o “Pop Corn Time” (vodka, xarope artesanal de pipoca, suco de limão e pipoca) e o “Apaixonadinha” (rum gold, frutas vermelhas, açúcar, cravo e canela)... todos encantadores na apresentação e deliciosos no sabor.

A boa música ao vivo e o ambiente propício a interações sociais, atraem jovens universitários e amantes do gênero. Vi uma casa lotada e muita gente feliz, servidos por um staff mega simpático, treinado no que eles chamam de “Jeito Folks de Ser”.

Como é focado na modalidade que o brasileiro mais ama, não tem sazonalidade. É casa cheia toda semana, em todas as cidades onde possuem uma unidade. A média em São Paulo é de 300 pessoas por noite de quinta a sábado, e um pouco menos às terças e quartas. Pessoas essas de classe AB, que gastam um ticket médio de 90,00 reais por noite, entre entrada e consumação.

Não por acaso, os sócios viram a oportunidade de transformar o negócio em franquia nesse ano, como um reflexo do atual panorama do franchising ligado ao lazer e entretenimento. Dentre todos os segmentos presentes no setor, esse segue em constante crescimento comprovado pelos números divulgados pela ABF – Associação Brasileira de Franchising – que no segundo trimestre de 2019 houve um aumento de 7,3% no número de unidades e 3,2% no faturamento.

Com um faturamento anual em torno de R$13 milhões (com previsão para R$20 com a inauguração do bar de São Paulo), a rede visa a expansão para as regiões sul, sudeste e centro-oeste, com uma expectativa de venda de 7 unidades até o final do ano. Para garantir a excelência, o amparo ao futuro franqueado vai desde treinamentos iniciais, suporte de implantação, consultoria e treinamentos ao decorrer da operação.

Cada unidade tem um faturamento médio de R$4milhões por ano. E a taxa de lucratividade gira em torno de 15%. O objetivo é que o franqueado recupere o investimento em até 18 meses. Depois, é só alegria. Vendo de perto como as coisas funcionam, a satisfação dos clientes e todos os pontos positivos, chego à conclusão que este é realmente um negócio lucrativo. Mas é claro que tem que ser bem administrado.

A identificação com o assunto é de estrema importância, pois gostar do que se faz é fundamental para o sucesso. Fazer o treinamento proposto pela rede com dedicação também será vital, afinal, a receita de sucesso vem deles. Seguindo a máxima que não há vitória sem batalha, a conclusão é que a dedicação é grande, mas o resultado é excelente. Então, se você busca uma franquia e tem um valor bacana para investir, sugiro que conheça a proposta do Folks Pub Sertanejo. Essa é a dica da semana.