Grupo Encontre Sua Franquia inicia internacionalização das marcas Acquazero e SUAV
Com o
intuito de ganhar novos mercados, holding dá pontapé inicial através do modelo
Satélite
*Por: Redação
Empreender
faz parte do sonho de boa parte das pessoas. E é com o intuito de alcançar um
número maior de franqueados, que a holding Encontre Sua Franquia busca em
terras estrangeiras empreendedores para as marcas Acquazero (especializada em lavagem
ecológica automotiva) e SUAV (foco em serviços de beleza express). O
negócio é ideal, inclusive, para brasileiros que moram em outros países, bem
como populares locais.
Henrique Mol, presidente da holding, afirma que há mais de um ano vem estudando o mercado lá fora. "Buscamos entender as necessidades que temos - mundialmente falando - e a maturidade dos nossos negócios internamente, e percebemos que esse era o momento ideal para expandir no exterior duas de nossas redes de franquias", conta o empresário.
Segundo
dados apontados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2018 havia
145 redes nacionais adotando a expansão ao exterior em 114 nações, tendo as
áreas de destaque: Moda (45 redes); Saúde, Beleza e Bem Estar (25 redes) e
Alimentação (22 redes).
Serviço sustentável
Desde
2009 no franchising, a Acquazero possui
grande potencial de expansão tendo em vista se tratar de uma rede sustentável, ligada à
questões de crise hídrica; um dos maiores problemas enfrentados no planeta para
economia de água. A
rede tem como grande diferencial o uso de apenas 300ml de água, de forma
ecológica, oferecendo mais de 15 serviços seguindo esse conceito e uso de
produtos biodegradáveis.
A
Acquazero conta atualmente com 240 unidades espalhadas por diversas cidades do
Brasil operando através de quatro modelos de negócios: Home office, Prime,
Standard e Satélite, sendo esse último o foco para expansão em outros países.
"Esse modelo de negócio tem
funcionado muito bem aqui no Brasil, inclusive vem crescendo em ritmo
acelerado, estudamos muito ele e outros formatos. Estive conversando com
pessoas lá fora, visitando outros países para entender um pouco da realidade e
entendemos que temos hoje nesse mercado de estética automotiva o modelo mais
estruturado, até mesmo comparando com outros já em atividade no exterior",
explica.
Beleza com agilidade
Após
entrar no franchising em 2017 a rede SUAV começou seu plano de expansão acelerado.
Considerada a maior franquia
de estética express em número de unidades em Belo Horizonte (MG) –
cidade berço da marca – a rede soma 20 unidades em operação distribuídas por
outros estados como Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Acre, Pará e
Paraná.
A
SUAV oferece serviços express sem a necessidade de agendar horário, ideal para
mulheres economicamente ativas que não conseguem marcar horário no salão, além
ainda de poder contar com mais de um tipo de serviço na mesma estrutura,
economizando tempo do cliente e aumentando o faturamento do franqueado.
A
franquia oferece cinco modelos de negócios desde modelos compactos a mais
estruturados com os serviços mais procurados pelas mulheres como depilação a
cera, esmalteria, design de sobrancelha e fotodepilação.
"Quando falamos nos serviços que
oferecemos temos uma boa receptividade desse negócio fora do país, o que
possibilita ainda mais chances de sucesso no processo de
internacionalização", enfatiza Mol.
O
empresário salienta ainda que vem recebendo muitos contatos de pessoas fora do
Brasil querendo levar as marcas para outros países, mas primeiro busca o franqueado
Satélite no mercado internacional para depois abrir as possibilidades de
franqueado para operar na loja física.
Expansão mundial
Henrique
reforça que o interesse das redes de franquias para expansão é mundial, para isso, participará ativamente de
feiras de franquias para apresentar ambas as marcas aos populares locais. Recentemente a holding participou
de feira em Bogotá (Colômbia), Lima (Peru) e Macau (China). Ainda neste
semestre está previsto a participação da Acquazero e SUAV nos países como
Argentina e Portugal.
O
empresário revela que a intenção foi começar o projeto de internacionalização
por mercados mais fáceis, porém já estão seguindo para mercados mais complexos,
entre eles, a Europa,
principalmente Portugal, além da América Latina e Estados Unidos. A
taxa de investimento é baseada no potencial de cada mercado, tendo um
investimento médio total de 80 mil dólares.
Modelo Satélite
A expansão internacional
das redes Acquazero e SUAV ocorrerão através do modelo Satélite, que é algo que
se aproxima muito do máster-franqueado. "O franqueado vai ter uma concessão daquele território, mas ele
vai ter uma participação ativa da franqueadora", diz Mol.
Ativa
no sentido em que toda parte de expansão acontecerá aqui no Brasil junto a
holding, ou seja, quando o investidor interessado em abrir uma unidade entrar
em contato localmente a ligação será direcionada ao Brasil. Para isso, a
holding está criando uma estrutura interna somente para esse processo de
internacionalização, com colaboradores que falam fluentemente espanhol e
inglês, e assim, desenvolver todo o processo comercial, além da parte de
operação e marketing.
Recentemente
o grupo Encontre Sua Franquia mudou de escritório em Belo Horizonte (MG) para
uma estrutura ainda maior, onde possibilitou aumentar a equipe de colaboradores
em diversos setores e aprimorar o suporte aos franqueados.
"Esse
é um formato que vem dando muito certo em outras redes e que tem esse processo
mais avançado em outros países. Porque você precisará lá na ponta de menos
estrutura do franqueado Satélite e você consegue aproveitar dessa estrutura já
grande do outro lado (franqueadora) para expansão", afirma.
O franqueado
Satélite possibilitará auxiliar no conhecimento do mercado e cultura, além da
captação de possíveis investidores interessados em abrir unidades. Ele é
responsável também na negociação validando o negócio, para isso, será
necessário ter uma loja modelo localmente.