Header Ads

Últimas

Obra israelense "Os Novos Empreendedorez - Mude a forma como você joga a vida" chegou ao país


*Por: Redação

Viver e ter sucesso com os objetivos não é uma receita de bolo. De acordo com os autores israelenses Ronen Gafni e Simcha Gluck, não existe fórmula certa para o que se quer alcançar. Na obra, eles explicam que o segredo para o novo empreendedorismo e para alcançar a vitória está na mudança de mindset: fazer o que é apropriado ao jogo da própria vida e de forma colaborativa, para o bem comum. Segundo os autores, se os escopos são subjetivos, nada mais coerente do que os caminhos para realizá-los também sejam.

Quebra de paradigmas, aplicação da nova economia, valores éticos, perda do medo na hora da tomada de decisões e pensamento global são algumas das ideias abordadas. A metodologia de Gafni e Gluck ganhou vida no jogo FreshBiz, um game corporativo de mesma autoria que é utilizado para identificar comportamentos e potencialidades. O uso do "z" na palavra empreendedores é explicado no livro e vem do conceito de Freshbizers, pessoas que atuam com uma mentalidade de quem entende a essência da metodologia apresentada. A ideia é aprender a encarar obstáculos como fases e oportunidades de crescimento e não como estresses desnecessários.

Sócia-fundadora da Apoena (empresa especializada em uso de jogos para potencializar relações e negócios), Graziela Merlina é a representante oficial do jogo no Brasil. Para ela, conhecedora profunda dos conceitos por trás de "Os Novos Empreendedorez", os resultados através do game são impactantes:  "Ao trazer para o formato de um jogo os desafios do mundo corporativo, temos a oportunidade de refletir sobre o impacto do nosso comportamento, enxergando novas soluções para os mesmos problemas. É perceptível a mudança de mentalidade que ocorre durante uma rodada. E isso é algo que podemos aplicar em todos os aspectos de nossa vida". Merlina possui uma experiência de quatro anos com o game no país, tendo como cases importantes executivos de empresas impactadas pela metodologia, como: Marcelo Carvalho, diretor de RH da SAP Brasil; Fabio Cassimiro Vieira, gerente de gestão de desempenho, compliance e sustentabilidade do Hospital Albert Einstein; Beatriz Davi de Oliveira, Head de Marketing da Eventbrite e Nina Cotrim Kauss Silva, Consultant Talent Management da Avon.

Por que trazer a obra ao Brasil? Segundo Merlina, a motivação de representá-lo veio da necessidade de questionar a forma como fazemos negócios e, ao mesmo tempo, criar acesso, reflexão e experimentação em um modelo em que a abundância, a colaboração e a criatividade tenham voz.

Sobre os autores

Ronen Gafni é criador e fundador do FreshBiz e já treinou cerca de 5 mil pessoas em mais de 20 países no processo de desenvolvimento de um mindset empreendedor. Desde startups, empresários e executivos até membros de conselhos empresariais, conferências e alunos de MBA.

Simcha Gluck é empreendedor em série com expertise em vendas, marketing e coaching. Atualmente, como fundador do FreshBiz, Simcha vive sua paixão por viajar e ensinar pessoas ao redor do mundo a levar suas vidas e seus negócios para o próximo nível, por meio do pensamento empreendedor e do jogo FreshBiz.

A Voo

Criada em 2015, a editora independente tem o propósito de despertar a consciência para um mundo que funcione melhor para todos. Seu objetivo é publicar histórias e ideias que impactam leitores, a fim de inspirá-los a diferença, nos ambientes corporativos, comunidades e até em suas próprias vidas, além de motivar para uma cultura organizacional com propósito e valores sustentáveis.

Certificada desde 2018 como Empresa B, a Voo é reconhecida como negócio que causa impacto positivo no mundo e possui compromisso formal com o bem-estar socioambiental de todos os envolvidos no negócio. Com essa certificação, a empresa passou a fazer parte do Sistema B, uma comunidade global de empresas que acreditam nos negócios como uma força para o bem.

Impacto social a partir da venda dos livros

A obra "Os Novos Empreendedorez - Mude a forma como você joga a vida" faz parte do projeto Um por Um, da editora. Consiste em reverter parte da renda obtida com a venda dos livros à promoção de atividades e encontros literários com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.