Header Ads

Últimas

Tendência no varejo: modelo de franquia mais enxuto ajuda a expandir negócios

Rede de restaurantes Paris 6 aposta na estratégia Lean Concept para ter novas operações com lojas compactas, eficientes e rentáveis
*Por: Redação
A economia brasileira ainda patina em meio à instabilidade nos últimos anos. O cenário trouxe consequências em diversas atividades, como no varejo. Em meio ao cenário turbulento, as marcas encontram-se desafiadas quando o objetivo é manter escala e continuar expandindo os negócios. A necessidade de processos assertivos junto da produtividade e enxugamento de operações motivou a transformação nas empresas.
Atento a isso, o Grupo BITTENCOURT, consultoria especializada no desenvolvimento, gestão, e expansão de redes de franquias e negócios, lançou um novo modelo para expansão, o Lean Concept. O conceito alia as necessidades de: modernização das operações, agilidade na tomada de decisões, renovação de layout de lojas, novas tecnologias e o ingresso em novos mercados.
O Lean Concept aponta onde a empresa pode ser mais eficaz, ou seja, identifica quais aspectos podem ser modernizados, como aperfeiçoar a arquitetura, otimizar a estrutura organizacional, a gestão dos estoques, o abastecimento das unidades, dentre outros. Essas soluções encontram-se ligadas ao uso da tecnologia como aliada e também com a revisão dos processos dentro e fora das operações. Por meio dessas mudanças estratégicas, abrem-se caminhos para dois desafios importantes no franchising: interiorização e internacionalização.
Um exemplo disso é o trabalho desenvolvido para a rede de restaurantes Paris 6, famoso bistrô com ares franceses de São Paulo que tem seus pratos e sobremesas batizados com nomes de celebridades. O Grupo BITTENCOURT formatou para expansão com franquias o Paris 6 Petit, novo modelo de negócios no estilo de quiosques para shopping centers.  
A novidade vem inspirada nos bistrôs da rede, com arquitetura e ambiente franceses dos anos 1920. O menu traz algumas das mais famosas criações de Isaac Azar, empresário e sócio fundador do Paris 6, entre pratos rápidos e seleção das sobremesas mais vendidas, com direito a opções de Grand Gateu e cheesecakes, além de cafés quentes e gelados - combinações exclusivas da marca.
Paris 6 Petit conta ainda com uma diversidade de produtos no conceito “grab and go”, sistema de venda no qual o cliente escolhe o produto no ponto de venda, paga e já pode consumir de imediato onde desejar. Atualmente a rede conta com um Petit em funcionamento, em Balneário Camboriú (SC). Seis novas unidades devem ser abertas nos próximos meses. Atualmente a rede conta com 17 lojas, entre formatos Petit e tradicional.
“Vivemos um momento no mercado em que se exige das empresas uma revisão em seus conceitos de negócios. Várias delas fecharam as portas nos últimos anos porque não tiveram atenção para questões como eficiência operacional e controle de custos. Para continuar expandindo, as operações precisam ser mais eficientes e encantadoras. E isso vale para qualquer tipo de empresa, desde as mais jovens às redes já consolidadas no mercado”, explica Lyana Bittencourt, diretora-executiva do Grupo BITTENCOURT.
SOBRE O GRUPO BITTENCOURT
Desde 1985 no mercado, o Grupo BITTENCOURT desenvolve soluções que contribuem com a sustentabilidade das empresas e fomentam resultados para os mais diversos segmentos da economia. Os projetos estratégicos do Grupo envolvem a identificação e implementação da melhor estratégia para canais de vendas e distribuição. Além disso, contribuem com a formatação e implantação de sistemas de franquias – permitindo à empresa potencializar a ocupação de mercado com operações terceirizadas; definição da estrutura organizacional, dos processos e capacitação dos executivos e parceiros.

A atuação do Grupo é baseada em quatro pilares: agregar conhecimento, permitir ativação, gerar resultados e excelência (CARE). Os projetos são realizados por profissionais com ampla experiência em estudos e estratégias para canais de distribuição e expansão. Com o conceito One Stop Shop, a consultoria aporta conhecimento em todas as fases de desenvolvimento e expansão dos negócios, com uma visão integrada de estratégia, processos, tecnologia e pessoas.