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A 13ª edição da Expo Franchising ABF Rio teve corredores cheios e muitas novidades


Apesar das oscilações econômicas, mercado de Franquias no Rio de Janeiro cresce e empresas como Lemax, Espetto Carioca e HNT apostam no setor

 *Por: Fernanda Gmeiner

Os três dias de feira mostraram que, mesmo com o atual cenário de incertezas na economia do país, o franchising brasileiro continua crescendo e atrai cada vez mais empreendedores. O evento, que ocorreu no Centro de Convenções Sulamérica, é considerado um dos 10 maiores da América Latina. Este ano contou com cerca de 200 marcas expositoras e um público de 23.680 mil pessoas, batendo recorde no número de visitantes.

Os participantes puderam se informar através das palestras sobre os assuntos relacionados ao sistema de Franchising. A Ilha de Inovação, novidade na feira, reuniu especialistas de diversos setores em um ciclo de palestras sobre ações inovadoras para os mais diferentes modelos de negócios. No Fórum de Franchising era possível assistir diversas palestras ministradas por especialistas renomados. Dentre eles, Flavio Fachel, jornalista do Bom Dia Rio, da TV Globo, e Paulo Storani, consultor de Segurança Pública e instrutor do BOPE.

Na feira era possível encontrar marcas tradicionais no setor e novas redes que lançaram seus modelos de negócios, como é o caso da LeMax Hamburgueria que acabou de ingressar no mercado de franquias e fez sua estreia na ABF-Rio. A marca tem como meta abrir 25 lojas no Rio de Janeiro e 50 lojas em São Paulo nos próximos cinco anos. O momento é oportuno para quem pretende investir neste segmento: segundo números divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor cresceu 5,9% no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2018, gerando 1,3 milhão de empregos — 10% a mais que no ano passado.

A Lemax surpreende pela variedade e qualidade dos produtos oferecidos, se destacando no segmento, tanto pelas receitas do chef Hugo Grillo, quanto pelo ambiente e serviço diferenciados, proporcionando uma experiência única ao cliente. Segundo o CEO Marco Tulio, “o ingrediente essencial para o sucesso da marca e das franquias é a paixão pelo negócio e dedicação diária aos processos da loja para conquistar cada vez mais clientes”.

Fundada em maio de 2014, a Lemax Hamburgueria possui atualmente duas unidades próprias na cidade do Rio de Janeiro, uma no Centro e outra no bairro de Botafogo. A seleção de hambúrgueres é elaborada pelo chef Hugo Grillo com opções exclusivas, batizadas em homenagem aos grandes clássicos do cinema. Ele escolhe os blends de carne mais adequados para cada receita utilizando carnes nobres combinadas com ingredientes que formam uma harmonia perfeita, maximizando o sabor e a experiência do cliente. O toque final é o tempero exclusivo do chef, desenvolvido após visitas a diversos países.

Outra rede que apostou em um novo modelo e levou novidade para a feira foi a Espetto Carioca.

Atuante no mercado de franquias desde 2012 e com um faturamento de R$ 72 milhões em 2018, a marca – rede de bares e restaurantes especializada em espetos – marcou presença, pela terceira vez, na Expo Franchising ABF Rio. A empresa apresentou seu novo modelo de franquias: quiosque, com investimento inicial de R$ 190.000,00 mil.

Com 33 lojas espalhadas nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Bahia, a rede espera um aumento de 30% no faturamento em 2019 e prevê inaugurar 51 novas unidades até o final do ano. “Estamos entusiasmados com mais uma participação na ABF Rio, esperamos atingir um público qualificado e que queria empreender com uma rede de franquias que está executando um plano de expansão bem agressivo para 2019”, destaca Leandro Souza, fundador e presidente da rede Espetto Carioca. 

Além do novo modelo de negócios apresentado na feira, a rede trouxe mais uma novidade, a compra do Grupo Bendito – rede de confeitarias e café gourmet. As sobremesas entraram no novo cardápio do Espetto. Com suas receitas de cookies, brownies, tortas e outras delícias doces e salgadas muito bem elaboradas, a marca começou a receber propostas de pessoas que queriam abrir novas unidades pela cidade. Vislumbrando o potencial desse nicho de mercado, Leandro e os sócios começaram a estudar o mercado de Cafés Gourmet e em maio desse ano concretizaram o negócio.

A marca possui em seu cardápio mais de 30 opções de espetos, que variam das carnes tradicionais, passando pelo corte premium, carnes exóticas, até os sabores vegetarianos e veganos. Mensalmente, são consumidos mais de 150 mil espetos em toda a rede. Outros 40 mil litros de chopp Heineken são vendidos, em média, ao longo de cada mês.


Apresentando modelo de negócio contêiner drive-thru a HNT – rede de frango super crocante – participou pela quinta vez consecutiva da ABF Franchising Expo. A HNT se prepara para crescer no estado do Rio de Janeiro com o novo modelo de negócio, que apresenta custo mais baixo e alta rentabilidade. A loja contêiner drive thru é a estrela do novo plano de expansão fluminense da HNT. “Esse formato já apresenta excelentes resultados na primeira operação inaugurada em Pará de Minas. Será nossa quinta participação nessa feira e estamos muito otimistas. Estimamos concretizar no mínimo cinco novos contratos ainda em 2019”, afirma Dany Levkovits, CEO e fundador da HNT. 

O investimento inicial para abertura de uma loja drive thru contêiner é a partir de R$ 350 mil e média de faturamento/mês em torno de R$ 150 mil, a HNT prioriza no estado do Rio de Janeiro as regiões Norte, Oeste, Metropolitana e Serrana. O plano de expansão segue acelerado em cidades a partir de 100 mil habitantes em todo Brasil. Com 35 lojas em oito estados abrangendo Sul, Sudeste e Nordeste, a HNT possui 19 unidades no estado do Rio de Janeiro e a previsão é inaugurar mais 25 na capital e interior até o fim do ano. A expectativa de faturamento para 2019 é de R$ 70 milhões, um aumento de 108% comparado a 2018. O crescimento do consumo de frango pelos brasileiros – tendência em alta nos EUA - e a pouca concorrência no mercado nacional impulsionaram a HNT.

Mesmo em um cenário econômico desafiador, o mercado de franchising no Rio de Janeiro mostra sua resiliência. De acordo com o mais recente balanço da Associação Brasileira de Franchising – ABF, o mercado de franquias no estado faturou cerca de R$ 4,1 bilhões no segundo trimestre deste ano, o que representa 9,7% do faturamento do mercado nacional no período, que foi de R$ 43,122 bilhões. O Rio é o 2º maior mercado de franquias no País em redes, atrás apenas de São Paulo.

LeMax Hamburgueria
Área Mínima: 60m² praça de alimentação / 120m² salão próprio
Investimento inicial: a partir de R$ 400 mil (incluindo a taxa de franquia R$ 50 mil);
Faturamento Médio atual de uma Loja: R$ 230 mil por mês;
Lucratividade: até 25%;
Retorno sobre o Investimento: a partir de 12 meses;
Crescimento de Faturamento (Same Store Sales): 8,9%.
Royalties: 6,5% a.m.
Fundo de marketing: 1,5% a.m.
www.lemaxhamburgueria.com.br/franquias

Espetto Carioca – Modelos de Franquias:
Bar / Restaurante (até 300m²)
Área mínima – 300m²
Investimento inicial – R$ 1.519.400,00
Taxa de Franquia – R$ 60.000,00
Prazo de retorno do capital – de 24 a 36 meses
Faturamento Estimado – R$ 400.000,00
Royalties – 5% / Publicidade 2%
Capital de giro – R$ 100.000,00

Bar / Restaurante (até 150m²)
Área mínima – 150m²
Investimento inicial – R$ 1.001.000,00
Taxa de Franquia – R$ 60.000,00
Prazo de retorno do capital – de 24 a 36 meses
Faturamento Estimado – R$ 250.000,00
Royalties – 5% / Publicidade 2%
Capital de giro – R$ 100.000,00

Bar / Restaurante (até 90m²)
Área mínima – 90m²
Investimento inicial – R$ 771.300,00
Taxa de Franquia – R$ 60.000,00
Prazo de retorno do capital – de 24 a 36 meses
Faturamento Estimado – R$ 180.000,00
Royalties – 5% / Publicidade 2%
Capital de giro – R$ 100.000,00

Fast (até 60m²)
Área mínima – 60m²
Investimento inicial – R$ 567.050,00
Taxa de Franquia – R$ 60.000,00
Prazo de retorno do capital – de 24 a 36 meses
Faturamento Estimado – R$ 160.000,00
Royalties – 5% / Publicidade 2%
Capital de giro: R$ 50.000,00

Quiosque Bar (até 12m²)
Área mínima – 12m²
Investimento inicial – R$ 223.517,19
Taxa de Franquia – R$ 40.000,00
Prazo de retorno do capital – de 24 a 36 meses
Faturamento Estimado – R$ 80.000,00
Royalties – 5% / Publicidade 2%
Capital de giro – R$ 50.000,00

HNT – Hot n tender
investimento médio em loja de shopping (40 m²) = A partir de R$ 300.000,00 (sem taxa)
Investimento médio em loja de rua (80m²) = A partir de R$ 400.000,00 (sem taxa)
Investimento médio para formato contêiner (30 m²) = A partir de R$ 180.000,00 (sem taxa)
Investimento modelo Drive Thru contêiner = mínimo 300m2 = R$ 350.000, 00
Investimento modelo Drive Thru = A partir de R$ 600.000,00 mil
Faturamento médio mensal = R$ 150.0000 a R$ 450.000,00 mil / valor mínimo até o valor máximo
Contêiner 20 e 40 pés (faturamento médio R$ 60.000,00)
Taxa de franquia = R$ 50 mil
Taxa de franquia (Contêiner 20 pés) = R$ 30.000,00
Taxa de publicidade = 2 %
Taxa de royalties = 5%
Margem de lucro médio = 10% a 15%
Prazo médio de retorno do investimento = de 24 meses a 36 meses
Número mínimo de funcionários por loja = 14 funcionários
Capital de Giro = R$ 30 mil
Prazo do Contrato =5 anos
Telefones/Email:  21 3647-0078 /  comercial@hotntender.com.br