Com metodologia diferenciada, Via Certa é opção de negócio no ramo de educação profissionalizante
Marca busca
expansão por todo Brasil, atualmente são cerca de 30 unidades
*Por: Redação
Criada em 2012, em
Birigui (interior de São Paulo), a Via Certa é uma franquia especializada em
educação profissionalizante. Conduzida pelos sócios, Décio Marchi Junior, Jilo
Shimada, e André Marchi de Oliveira, a marca já nasceu com o pé no franchising.
Décio, presidente da rede, explica:
Eu e o Jilo éramos franqueados há mais de 20 anos de uma empresa, na qual, após uma mudança de direção, deixou a desejar em respaldo e know-how, e acabou perdendo a sua essência. Estávamos muito insatisfeitos, e então resolvemos nos unir e criamos a nossa própria marca: a Via Certa. Em pouco tempo convidamos o André para fazer parte do time e com união da expertise de nós três, demos início ao negócio
Foram dois anos desenvolvendo a
marca. O período deu vida aos produtos, metodologia, manuais, sistema de
gestão, padronização do sistema de ensino, entre muitos outros detalhes, que
são sucesso no mercado hoje. Logo, em 2014, a primeira unidade surgiu, e pouco
a pouco a marca foi conquistando seu espaço; atualmente são cerca de 30 unidades espalhadas
pelo Brasil.
Sistema de ensino
A Via Certa oferece mais de 30 opções de cursos nas áreas de Administração e Negócios,
Indústria e Energia, Informática, Línguas, Preparatório, Saúde, Beleza e
Estética. Décio ressalta que dentro de cada área os cursos estão sempre sendo
atualizados, e conforme a demanda dos franqueados, tantos outros são criados.
Neste ultimo caso, "Analisamos a aceitação pelo mercado e se viável, o
mesmo é desenvolvido e testado em uma unidade piloto para depois fazer parte do
nosso portfólio, que fica à disposição de toda a rede", explica.
Com uma metodologia diferenciada, a Via
Certa conta com um sistema
de ensino híbrido que mescla a disciplina entre aulas por uma plataforma online
- em que apresenta uma série de lições e explicações, e com especialistas da
área. Além disso, os cursos acompanham as características de cada aluno, o
preparando para aproveitar totalmente o seu aprendizado através de um ensino
individualizado, conforme o seu ritmo.
"Essa metodologia permite que o
franqueado não necessite esperar a formação de turma para colocar o aluno em
sala de aula, e ao mesmo tempo também não desmotiva o aluno somente com aulas
individuais, ele tem o momento em que pode interagir com a turma em aulas
vivenciais e prática aquilo que aprendeu na plataforma", explica o
presidente.
Modelo de negócio
Com foco em cidades
acima de 20 mil habitantes, a franquia oferece três modelos de negócio que variam conforme o número da
população: O modelo de negócio "Pequeno Porte" é oferecido para
cidades de até 20 mil habitantes, e tem o investimento inicial de R$130.573. Já a modalidade
"Médio Porte", é destinada à municípios com até 50 mil pessoas, e tem
o investimento inicial de R$151.125. Por fim, há a modalidade "Grande Porte", na qual
abrange cidades acima de 100 mil pessoas e exige investimento de R$190.624. Os valores de
faturamento são de: R$40 mil, R$70.800 e R$94.750, respectivamente.
Entre
as principais facilidades e benefícios oferecidos ao franqueado,
André Marchi, o diretor de operações, assegura oferecer toda assessoria e
suporte necessário para implantar e operar a franquia, porém alerta dizendo que
o franqueado precisa estar ciente de que todos os processos devem ser seguidos
à risca para garantir a padronização da marca e também a alta performance da
unidade.
Para ser um
franqueado, André ressalta que duas características são necessárias: ter perfil comercial e noções básicas
como gestor. E explica que o processo de seleção é simples: "Nós fazemos uma entrevista inicial e
depois avaliamos perfil do investidor, caso aprovado pela diretoria, ele dá
início às atividades", orienta.
Foco na expansão
Com o desejo de
expandir ainda mais pelo país, a Via Certa já traçou seu plano de expansão até
para 2020. Segundo Jilo, diretor de expansão, a expectativa é de que a rede termine 2019 com 50 unidades
vendidas e para 2020, a promessa é de atingir 100 unidades em operação.
Para isso, Jilo já
mapeou os locais de maior interesse para a Via Certa. "Estado de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do
Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, estão no nosso foco. Mas claro, se
surgir candidatos em outros Estados não iremos descartar a oportunidade",
conta.
Ações de reforço
Para concretizar o
plano, o responsável pela expansão revela que algumas ações já estão sendo
colocadas em práticas. "Estamos criando novos mecanismos de treinamento e suporte, com
utilização da tecnologia, para que independente do local onde o franqueado
estiver ele tenha o melhor suporte e acompanhamento. Fora isso, estamos
buscando FDA's em todo o território nacional para centralizar a expansão e
principalmente para que o atendimento ao franqueado seja mais próximo e tenha
essa questão mais humanizada; entendemos a importância do olho no olho",
relata..
Líder de mercado em
80% das cidades em que atua, a meta da Via Certa sempre foi ter a liderança
absoluta em todas as cidades. "Em relação ao cenário nacional a posição é
mais discreta, o que fortalece a nossa ideia de crescimento por FDA para ter a
liderança de mercado até 2025 no indicador de número de alunos matriculados na
rede", finaliza.