Paixão do brasileiro pelo café acelera crescimento de franquia que aposta em Café Premium como diferencial
Brasil
é o segundo maior consumidor mundial da bebida, logo atrás dos Estados Unidos,
que possui 14% do consumo mundial. Há um ano no
franchising, a Duckbill vende mais de 40.000 xícaras da
bebida por mês e visa encerrar 2019 com o total de 150 franquias
comercializadas e 60 em funcionamento
*Por: Redação
A paixão do brasileiro pelo
café está intrínseca na cultura do país, assim como o arroz e feijão. É o que
mostra uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Café
(ABIC), que aponta que 98% dos brasileiros consomem o grão, seja dentro ou fora
de casa. Ainda de acordo com a fonte, a tendência é o crescimento contínuo
deste consumo, com a estimativa de evolução em 3,5% ao ano até 2021. E se o
consumo cresce, estabelecimentos que comercializam a bebida ganham cada vez
mais território. Segundo um estudo do Euromonitor, existem 3,5 mil cafeterias
no Brasil – esse número cresce para 13 mil quando contabilizados bares,
lanchonetes e padarias que comercializam o "cafezinho". No
franchising também há muito espaço para o setor, de acordo com a Associação
Brasileira de Franchising (ABF); já são 40 marcas franqueadas.
Para Rafael Naves, sócio-fundador da Duckbill,
rede especializada em cookies e cafés, a paixão do brasileiro pela bebida
sempre existirá, o que muda é a forma de consumi-la.
Apesar do café preto, simples, ainda ser a paixão do brasileiro, o público está se sofisticando, trazendo referências de fora e ficando cada vez mais exigente. Por isso, quando decidi abrir a Duckbill, além dos cookies, investi bastante para oferecer uma bebida premium", revela. O empreendedor aponta o café como a engrenagem de crescimento da rede e desde que uniu-se à holding Grupo 10X, do empresário David Pinto, a Duckbill já vendeu mais 120.000 xícaras de café, o que equivale a 10% do faturamento da rede. "O sucesso das vendas se deve à qualidade diferenciada do produto no mercado, que atende as atuais necessidades e exigências do cliente contemporâneo
Conceito Premium: Do Campo à mesa
A Duckbill investe no
grão de forma especial e conta com um fornecedor exclusivo. A franqueadora
acompanha de perto cada processo que garante matéria-prima de qualidade para a
rede, desde a avaliação dos lotes das colheitas, apuração da pontuação dos
grãos (baseada na Metologia de Avaliação Sensorial da SCA - Specialty Coffee
Association, que avalia fragrância e aroma), até o processo de torra.
"Para ter o acompanhamento direto de nossa matéria-prima, temos um
parceiro que está frequentemente nas colheitas para avaliar os lotes de café e
suas pontuações. Usamos somente lotes com o mínimo de 84 pontos" explica.
De acordo com o método da SCA, um café especial precisa atingir no mínimo 80
pontos. "Além disso, após a seleção, o responsável pelo acompanhamento
também leva o café à torrefação, ou seja, temos um controle rigoroso até que o
fornecedor entregue o produto para as unidades da Duckbill", complementa
Rafael.
A fazenda responsável pelo fornecimento
dos grãos fica situada em Ibiraci, em Minas Gerais, uma das regiões mais ricas
para o cultivo de café. Além disso, a franquia trabalha com blend de cafés
arábica (catuaí e mundo novo) originários da região da Alta Mogiana, que produz
os melhores cafés do Brasil. Hoje, além do café tradicional, a Duckbill apresenta
variações da bebida, como Cappucinos e Frappubills.
Segundo o Euromonitor, o mercado brasileiro de café premium tem crescido
de forma acelerada. No Brasil, o consumo anual de café premium está em torno de
70 mil toneladas, o que representa de 5% a 10% do consumo total no setor. Esse
consumo cresce 15% ao ano, enquanto o de café tradicional aumenta 3,5%.
"Um novo olhar e paladar foram despertados pelos coffee lovers. Agora,
mais do que nunca, a satisfação gira em torno do reconhecimento de sabores,
variações, rótulos e processo de fabricação da bebida", finaliza Rafael.
Sobre
a DuckBill
Fundada em agosto de 2016, em Franca (SP), a DuckBill é uma
rede de cookieshop que conta com mais de 40 itens em seu cardápio, incluindo
cookies, cafés, frappubill, cappuccinos, sodas italianas, donuts e salgados.
Como diferencial, a marca aposta em cafés e cookies artesanais, além de
oferecer através de um ambiente moderno, produtos e atendimento de qualidade,
uma experiência única para todas as faixas etárias. Em abril de 2018, a marca
se uniu ao Grupo 10X e hoje faz parte do universo das franquias e já conta com
140 unidades vendidas em todo país. Saiba mais em: www.duckbillcookies.com.br/