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Rede de óticas faz sucesso oferecendo 'experiência' ao cliente

Com proposta diferenciada, Mercadão dos Óculos já inaugurou mais de 300 unidades; 43% delas pertencem a franqueados que possuem mais de uma loja

Por: Redação

"Uma ótica que não parece uma ótica, que foge da proposta tradicional". Foi assim que Aline Monteiro de Barros Bignardi definiu o Mercadão dos Óculos ao conhecer uma unidade da marca, em 2015. Ela ainda não sabia, mas aquele seria o início de uma trajetória de sucesso como franqueada de uma das maiores redes de óticas do Brasil.


"O que eu vi foi um modelo de ótica moderno, que oferecia uma nova experiência", comenta. Aline se refere à disposição dos produtos na loja, que ficam posicionados com fácil acesso ao cliente, como se fosse um "self-service" de óticas.


No Mercadão dos Óculos, a pessoa entra na ótica, experimenta o modelo que quer e, se gostar, vai falar com o atendente. "É uma captação interativa, em um ambiente aconchegante e com muitas opções de armação a preços acessíveis", diz. E acrescenta: "Para mim, foi uma excelente experiência".


E foi mesmo. Confiante de que essa experiência conquistaria muitos clientes, Aline abriu sua primeira unidade em Florianópolis, em 2016. Logo no primeiro ano atingiu um faturamento de R$ 2 milhões. Um ano depois, abriu a segunda unidade e, em 2018, a terceira. Hoje ela detém o primeiro, segundo e terceiro maior faturamento de toda rede (veja notícia no UOL), que conta com mais de 300 unidades.

Multifranqueados

Para chegar ao sucesso empreendedor de Aline é preciso ter experiência no ramo, certo? Errado. De acordo com Gustavo de Freitas, diretor-executivo do Mercadão dos Óculos, 90% dos franqueados da rede tinham pouca ou nenhuma experiência na área no início (veja reportagem da Pequenas Empresas & Grandes Negócios).

"Oferecemos um modelo de negócio que pode ser administrado por qualquer investidor", conta. Segundo Freitas, a diretoria da marca é composta por profissionais com anos de experiência no ramo óptico e no franchising. "Além disso, contamos com um suporte de qualidade, destacado por premiações do setor", acrescenta.

Nos últimos três anos, o Mercadão dos Óculos recebeu o Selo de Excelência em Franchising, uma das mais importantes premiações do setor, chancelada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF); e também por três vezes o Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

O sucesso da marca tem feito com que franqueados invistam na segunda e terceira franquia, como aconteceu com Aline. Atualmente, 43% das lojas da rede pertencem a multifranqueados – investidores que possuem mais de uma unidade.

Alguns deles, no entanto, vão além da terceira ótica, como é o caso de Vanderlei Luis Pohl, franqueado de cinco unidades do Mercadão dos Óculos.

Em 2014, depois de fazer uma vasta pesquisa do setor, decidiu abrir uma ótica da rede. Mas havia um problema: Pohl atuava há oito anos no comércio como sócio de uma loja de moda feminina. "Eu faço de tudo. Cuido das redes sociais, viajo para fazer compras, ajudo a vender, cuido da administração financeira delas, do marketing", comenta. Como arranjar tempo para investir nesse novo desafio?

"Vou precisar de um bom sócio", lembra. Encontrou, mas havia outro porém: nunca ter atuado no ramo óptico, nem ele e nem o sócio. "Mesmo assim, decidimos encarar".

Pohl entrou com o investimento e deixou a maior parte da administração com o sócio, na loja de Lajeado (RS). Deu certo! "Em menos de dois anos já havíamos recebido o retorno do investimento e decidimos abrir a segunda loja, em Venâncio Aires".

Em 2018, já experiente no ramo, Pohl abriu mais duas unidades, uma em Caxias do Sul (RS) com outro sócio, e outra em Santa Cruz do Sul (RS), com o primeiro sócio.

E por que não abrir outra unidade já que os negócios estavam indo bem? Bom, para isso era preciso novos sócios e lá foi o empresário buscar por parceiros.

A nova loja foi inaugurada recentemente em Porto Alegre (RS) em parceria com um casal de investidores. "Até o fim do ano tenho a previsão de abrir mais uma, mas a cidade ainda está em definição", diz.

Pensando em diversificar os negócios ou ter sua primeira franquia? Invista em uma rede premiada e consolidada no setor, como é o Mercadão dos Óculos.

O investimento é a partir de R$ 150 mil. Para isso, basta entrar em contato pelo telefone (17) 3202-9100 ou e-mail contato@mercadaodosoculos.com.br e junte-se aos mais de 300 franqueados!
 
Ficha Técnica

Investimento: a partir de R$ 150 mil
Taxa de franquia: de R$ 40 mil a R$ 60 mil
Capital de Giro: de R$ 20 mil a R$ 30 mil
Área média para Instalação: 40m² a 70m²
Tipo de negócio: Ótica
Ano de fundação: 2012
Ano de fundação do franchising: 2013
Número de funcionários: 4
Número de unidades próprias: 3
Número de unidades franqueadas: mais de 300
Royalties: 5% sobre o faturamento
Taxa de publicidade: 2%
Faturamento médio da unidade: R$ 50 mil
Lucro médio mensal: de 15% a 25% do faturamento
Prazo médio para retorno: de 15 meses a 20 meses
Site: www.mercadaodosoculos.com.br