Você sabe quem é o embaixador da sua marca?
Em
um mercado focado cada vez mais na experiência do consumidor, saber quem é e
valorizar o representante do seu negócio é crucial para atingir o sucesso
*Por:
Redação
Embaixador nada mais é do que
alguém que representa uma marca ou um evento. Saber definir o embaixador de uma
empresa é sem dúvida um dos fatores mais importantes para o sucesso. Escolhê-lo
é entender bem quem é o público-alvo da marca, como ele demanda os serviços e
produtos oferecidos e quais são as suas necessidades. O embaixador pode
influenciar outras pessoas a se interessarem ou não pela marca.
Por este motivo, além de estar
alinhado à missão e valores da marca, um embaixador deve conhecer a empresa a
fundo, suas expectativas e manter um relacionamento contínuo com a companhia. “O
embaixador de qualquer empresa deve ter bom relacionamento com o consumidor
final e entender bem o perfil de quem ele está atendendo. Ele deve vestir a
camisa da empresa e defender o que faz. Neste sentido, valorizar e investir em
quem está te representando junto ao seu público-alvo, é importantíssimo para
que o negócio seja bem-sucedido”, explica Elidio Biazini, diretor e fundador da
Dídio Pizza.
Para
ele, nada melhor que transformar os próprios colaboradores em embaixadores, e é
assim mesmo que ele faz. O empreendedor que comanda uma rede de pizzaria
especializada em delivery, nomeou seus entregadores como os embaixadores da rede
Didio Pizza, justamente pela operação
ser 100% delivery, ou seja, somente 10%
são pedidos retirados no local (to go), sendo assim os entregadores são o único
contato pessoal com o cliente. “Não adianta
fazermos a melhor pizza, se ela for entregue atrasada, fria e nossos entregadores
não forem educados, atenciosos e eficientes no atendimento”. Essa é uma das
frases de Biazini que norteiam o trabalho e o sucesso da Dídio Pizza.
O diretor
explica ainda que uma empresa sempre deve capacitar, treinar, valorizar, investir,
motivar e incentivar seus funcionários para que eles sejam os verdadeiros
defensores e embaixadores do lugar em que trabalham.
A Dídio Pizza
possui 25 unidades no Estado de São Paulo têm por meta entregar pizzas em 30
minutos e possui apenas entregadores treinados e amparados pela CLT e
Convenções Sindicais.
Todos os
meses, a rede entrega cerca de 50 mil pizzas em suas unidades. Para isso, a
franquia aposta em uma estratégia ainda pouco utilizada pela maioria dos
deliveries: todos os 200 entregadores são contratados com carteira assinada e
treinados pela Dídio Pizza para atender os clientes dentro do padrão de
qualidade estabelecido pela marca.
Após
criterioso processo seletivo, o entregador recebe treinamento básico de
manuseio de equipamentos eletrônicos, informações sobre principais canais de
vendas da marca, orientação quanto a utilização do aplicativo próprio da marca,
postura com cliente e apresentação do regulamento interno da Didio Pizza.
“Nossos entregadores são os únicos colaboradores que têm contato pessoal com os clientes. Somos 100% delivery, nosso cliente não nos vê, não vê o pessoal da cozinha. Somente 35% dos pedidos são por voz em nossa Central Atendimento, o restante é por aplicativos da marca e Market Places, comenta.
Para a rede,
a grande vantagem em atuar com entregadores próprios é a garantia da qualidade
do serviço. A marca acredita que o entregador contratado com critério, treinado,
tem produtividade 40% melhor comparado aos entregadores dos Market Places do mercado,
ele se sente parte do resultado da empresa. “Ele é um funcionário como os
demais, com os mesmos direitos e deveres, isso faz toda a diferença”, encerra
Biazini.
A Dídio
Pizza encerrou 2018 com um faturamento de R$22 milhões. Atualmente, conta com 25 unidades em São Paulo Capital, Campinas, São
Bernardo, São Caetano, Santo André, Jundiaí,
Osasco e Valinhos. Recentemente, inaugurou em Alphaville. A rede busca
abrir novas unidades em São Paulo e cidades do interior como Guarulhos, São
José dos Campos, Mogi das Cruzes, Americana, Sorocaba, Limeira, Santos,
Piracicaba, Paulínia e fechar o ano com 30 lojas.