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Antes de investir em uma franquia conheça os franqueados da rede

Organizar um roteiro de visitas ao franqueado é essencial, principalmente para quem busca abrir loja física

*Por: Redação

Para quem busca abrir um negócio próprio, investir em franquias tem muitas vantagens, além do crescimento do setor que registrou um crescimento nominal de 5,9% no segundo trimestre deste ano, trata-se de algo já testado no mercado, ou seja, as chances do seu negócio não dar certo é baixíssimo, além ainda de ter a oportunidade de conhecer outros franqueados da rede, ver a forma com que conduzem e gerenciam a operação e, claro, ouvir deles próprios as reais percepções por já estarem atuando no mercado.

Diogo Cordeiro de Oliveira, diretor executivo da SUAV conta que a franqueadora indica aos investidores interessados, antes mesmo de fechar o acordo, a visitarem alguma unidade da marca, pode ser as duas lojas pilotos situadas em Belo Horizonte (MG) ou qualquer outra unidade mais próxima a ele. 
Inclusive indicamos conversarem com mais de um franqueado em estágios diferentes do negócio (loja recém aberta e os mais antigos), de diferentes perfis, tirando suas dúvidas, verificando as experiências adquiridas com o processo, deixamos os investidores bem à vontade. Isso é muito importante e passa ainda mais credibilidade, além ainda de analisar com muita calma e atenção a COF (Circular de Oferta de Franquias)
 Traçando o roteiro

O executivo enfatiza ainda que o ideal é que o candidato interessado já rascunhe todas as dúvidas no papel, assim facilita para caso venha esquecer algum item ao questionar o franqueado em operação. É indicado ainda que ao conversar com o empreendedor também agende um horário para visita, seja a entrevista por telefone ou presencial, para que ele possa dar uma atenção especial ao candidato.

Para auxiliar nos questionamentos, Diogo pontua levantar informações como foi o processo da compra da franquia; período das obras; treinamentos; se o negócio realmente é rentável; desafios do negócio; o que dá mais trabalho dentro da operação; suporte da franqueadora e, principalmente, se ele está satisfeito com o negócio próprio.

"É essencial que o investidor compreenda por completo o modelo da franquia antes de assinar o contrato. Muitas informações já constam na COF, mas esse bate-papo com o franqueado em operação, conhecendo os bastidores, transmite a real imagem de quem já vivencia o negócio no dia a dia, por isso questione muito, mesmo que a pergunta pareça óbvia. O importante é não restar dúvidas se realmente aquele negócio tem a ver com o seu perfil", frisa.

Test drive

Outra forma de conhecer de perto a operação da rede de franquia é o test drive que possibilita experiência com o negócio antes mesmo de assinar o contrato. Essa é uma ótima oportunidade do candidato enxergar se realmente o negócio tem o seu perfil. E não basta só conhecer gestão empresarial, é necessário se identificar com toda a operação, desde os serviços, atendimento, até a forma de administrar, afinal o franqueado é responsável pelo sucesso da sua unidade.

"O candidato a franqueado poderá ir até uma loja SUAV, já pré-agendado, onde irá conhecer a operação funcionando. Serão três dias de imersão entendendo os fluxos diários, prestação de serviço oferecido pela franqueadora e clareza no funcionamento da operação. Tudo isso acompanhado pela nossa equipe de suporte e pelo franqueado da unidade escolhida que mostrará o dia a dia da empresa", diz o empresário que frisa que o candidato é quem escolhe a loja onde pretende passar pelo teste. Esse serviço é oferecido gratuitamente pela franqueadora, outro diferencial da SUAV, já que algumas redes cobram pelo serviço, e caso o candidato desista ou não seja aprovado o dinheiro não é devolvido.

Sobre a SUAV

A rede SUAV inovou ao criar a primeira franquia de esmalteria em Belo Horizonte (MG) em 2010 e entrou para o franchising no segundo semestre de 2017. Com 22 unidades em operação, tem como foco atendimento sem hora marcada, além de ser diferencial e ágil. A franquia possui gestão simples do negócio com boa margem de lucratividade que pode chegar a 30%, além de oferecer um mix de serviços muitos procurados e atraentes como depilação, design de sobrancelhas, fotodepilação e esmalteria. O investimento varia entre R$69.900,00 a R$131.200,00, conforme o modelo de negócio e com expectativa de prazo de retorno do investimento entre 18 a 36 meses. www.suav.com.br