Franquia de corretores de veículos do Brasil deve movimentar R$ 3,3 bilhões em 5 anos
Grupo BMZ conecta auto
brokers a veículos por meio de uma concessionária digital, com
investimento
inicial de R$ 20 mil e prazo de retorno a partir de 8 meses
*Por: Redação
O Brasil tem a
população que mais troca de carro no mundo. O levantamento Connected Car Insdustry
Report, realizado pela Telefónica, mostra que o ciclo de vida do veículo no
país é de 1,7 ano. A título de comparação, no Reino Unido e nos Estados Unidos
o tempo que o motorista fica com o mesmo carro antes de comprar um novo é de 3
anos. Os números do mercado de veículos seminovos são tão expressivos que em
maio, o mercado apresentou um resultado positivo de 8,6% em relação ao mês
anterior. Quando comparado ao mesmo mês do ano passado, o
aumento foi de 4,4%, dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores
de Veículos Automotores (Fenauto).
Com base nas
informações do mercado de usados no país e observando as dificuldades, riscos e
depreciações abusivas no momento de negociar um veículo, o empreendedor Márcio
Leitão começou a pesquisar novas formas de diversificar os modelos de negócios
do setor e criou uma metodologia inédita no segmento automotivo, a BMZ Auto
Brokers, que é a primeira rede de franquias de
corretores de veículos do Brasil.
O empreendedor
entrou no segmento automotivo há mais de 10 anos quando abriu seu primeiro negócio,
uma empresa de limpeza de veículos. Ao conhecer mais sobre o setor, o empreendedor
encontrou uma forma de diferenciação no mercado ao prestar assessoria na compra
e venda de carros, com objetivo de formalizar uma negociação mais prática,
justa e segura. A princípio, Márcio Leitão começou a oferecer o serviço para
amigos, mas logo conseguiu clientes e percebeu que a atividade era um negócio
lucrativo quando a renda obtida na venda de um
carro ultrapassou a renda mensal da empresa de lavagem. Ao longo dos anos, a
carteira de clientes foi aumentando e o empreendedor passou a atender pessoas
de todo o território nacional. “Acredito que grande parte do processo de
crescimento se deve à transparência do serviço prestado, pois a venda de carros
usados e seminovos é um mercado bastante poluído”, conta o fundador e CEO do
Grupo BMZ, Márcio Leitão.
Comum nos Estados
Unidos e na Austrália, os auto brokers atuam em todas as etapas que envolvem a
compra e venda de um carro, é ele o profissional especializado e capacitado
para intermediar negociações automotivas entre comprador e vendedor. “Os auto
brokers se destacam tanto nos EUA que as concessionárias americanas instituíram
setores especializados somente para o atendimento desses profissionais”,
complementa o empreendedor.
Apoiado no
crescimento do franchising no setor de serviços automotivos, que registrou um aumento
de faturamento de 12,7% no primeiro trimestre, a BMZ Auto Brokers espera ter 50
franqueados até o final de 2019 e 1.200 em 5 anos. A estimativa é que até
dezembro deste ano o faturamento atinja R$ 2,41 milhões e sejam negociados 51
mil veículos até 2024, movimentando um volume de R$ 3,3 bilhões. “A Fenauto
divulgou que a venda de automóveis leves usados e seminovos deve crescer 7,1%
este ano em relação ao ano passado. Neste primeiro
trimestre já foram vendidos mais de 2 milhões”, afirma Leitão.
Conectados por
meio de uma concessionária digital viabilizando negociações seguras, práticas e
eficientes. “Os auto brokers são preparados e treinados a partir de uma
metodologia internacional para interpretar e entender as expectativas e
necessidades de cada cliente, oferecendo a ele um processo seguro e rápido”,
explica o gestor.
Após a captação
dos veículos, todos passam por um processo de vistoria e após a aprovação, são
colocados na plataforma digital da BMZ, acessada por todos os franqueados.
Assim que a negociação for concluída o auto broker se encarregará também de
toda burocracia, como checagem de multas, débito e documentos de financiamento.
Com taxa de
franquia de R$ 20 mil e capital de giro de R$ 8 mil o investimento pode chegar
até R$28 mil na modalidade home, R$ 40 mil na modalidade office e um prazo de
retorno que varia de 8 a 12 meses, o trabalho conta com uma concessionária
digital e, por isso, não há estoque.
Ainda, os custos são baixos,
visto que os franqueados não necessitam de ponto comercial na modalidade home,
assim como contratar funcionários, investir em veículos que podem sofrer depreciação
do capital imobilizado em estoque físico e demais custos operacionais aplicados
ao modelo tradicional. “A BMZ ainda oferece benefícios exclusivos aos
franqueados como, garantia de 1 ano em todos os veículos comercializados pela
rede, condições diferenciadas para financiamento, parcerias com corretoras de
seguros e blindadoras”, destaca Marcio Leitão.
Sobre Marcio
Leitão - Fundador e CEO do Grupo BMZ
Marcio Leitão
iniciou sua carreira profissional em 2005, quando adquiriu uma empresa de limpeza
automotiva. Na gestão do estabelecimento se relacionou com revendas e concessionárias,
o que o fez identificar um negócio de grande potencial financeiro. No entanto, sem
capital suficiente para investir em um estoque de automóveis, passou a oferecer
um serviço diferenciado a seus amigos e clientes, prestando assessoria na
compra e venda de seus carros, com objetivo de formalizar uma negociação mais
prática, justa e segura para eles.
Dessa forma, se
tornou um consultor na compra e venda de veículos. O negócio expandiu e em 2009,
Leitão decidiu inaugurar a sua concessionária especializada em veículos
premium. Pouco tempo depois, Marcio se interessou pelo mercado americano de
auto brokers e decidiu passar um período nos Estados Unidos para se aprofundar
nesta metodologia de mercado e traze-la ao Brasil de forma
inédita no modelo de franquias.