Pensa em começar um negócio próprio em 2020? Setor de franquias mantem crescimento gradual e é opção segura
Segmento
oferece um leque de opções com redes dos mais variados segmentos e valores de
investimento
*Por: Redação
Bastante vantajoso, o segmento
de franquias é uma opção segura para quem quer começar um negócio. Investir em
uma franquia traz mais segurança e, diferentemente de ter que começar do zero
com um negócio independente, usar uma marca já testada e reconhecida no
mercado, é estar praticamente a um passo do sucesso. Além de economizar tempo e
dinheiro, o franqueado contar com apoio operacional, estratégico, todo know-how
da franqueadora e menor tempo de retorno de investimento.
Segundo
Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising realizada pela ABF –
Associação Brasileira de Franchising, o mercado de franquias brasileiro
registrou um crescimento nominal de 6,1% no terceiro trimestre de 2019, ante o
mesmo período de 2018. O faturamento passou de R$ 44,479 bilhões para R$ 47,203
bilhões.
O franchising conta com
redes dos mais diversos segmentos e para todos os bolsos. Confira algumas
opções separadas por valores de investimentos, dos mais baixos aos mais altos.
Modalidade com baixo
investimento (a partir de R$ 19.990,00)
SuperGeeks: Primeira e maior escola de Programação e
Robótica para crianças e adolescentes do Brasil. Com mais de 5 mil alunos
matriculados, a rede atende crianças entre 05 e 17 anos que fazem cursos para
aprender Ciência da Computação.
Quantidade de unidades: Mais de 60 unidades em operação no país, já
com projeto de expansão também para outros países, como como Portugal, Estados Unidos,
Japão e regiões de língua espanhola.
Modelos de
negócios: Os
investimentos variam entre R$ 22mil e R$200 mil.
MTCred: Nascida em Cuiabá a MTCred tem 12 anos de atuação no mercado de crédito consignado. A rede de franquias conta com 76 unidades em 23 estados brasileiros e voltada para crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS, funcionários públicos, forças armadas além de cartão de crédito, consórcio, seguros, empréstimo pessoal, entre outros.
Quantidade de unidades: 76 unidades
Modelos
de negócios: a partir de R$
19.990,00
Mary Help: Fornece mão de obra de diaristas para serviços em residências e
empresas, além de realizar a seleção de profissionais e terceirização de mão de
obra. A gama de serviços
oferecidos vai além das faxineiras, os clientes podem agendar e contratar os
serviços de lavadeira, passadeira, cozinheira, copeira, cuidadores de idosos e
até garçons e churrasqueiros para festas e eventos.
Quantidade de unidades: Mais de 112
unidades espalhadas por todo país.
Modelo de negócio: De R$40mil
a R$60 mil
Seguralta: Com mais de 50 anos de mercado, a marca é a maior rede de
franquias seguradoras do país.
Quantidade de unidades: mais de 1 mil unidades.
Modelo de negócio: a partir de 35 mil reais
N1
Chicken: Marca brasileira que
se apoia em três pilares para conquistar cada vez maior dos clientes:
criatividade, colaboração e simplicidade. O carro chefe da marca é a produção
de frango frito, preparado a partir de alimentos de alta qualidade: temperos
exclusivos, 100% naturais e de origem brasileira.
Quantidade
de unidades: mais
de 80 franquias comercializadas
Modelo
de negócio: a partir de 94 mil
reais
Modalidades com
investimento médio (de R$ 100 mil a R$ 300 mil)
Instituto Gourmet: O
Instituto Gourmet é a maior rede de franquias especializadas em cursos
profissionalizantes na área da gastronomia. Criado para os amantes da
culinária, o instituto oferece opções de cursos de curta ou longa duração, com
flexibilidade nos horários e foco na interação do aluno.
Quantidade de unidades: mais de 85 unidades comercializadas em todo país.
Modelo de negócio: a partir de R$ 250 mil
Dídio Pizza: Especializada em delivery de pizzas, a Dídio Pizza é
reconhecida pelos recheios generosos e conta em seu
cardápio, com 45 sabores de pizza salgadas e 8 de sobremesa. Todas as pizzas
são produzidas de maneira artesanal, com ingredientes frescos e selecionados.
Sua operação é 100% delivery.
A rede contabiliza venda anual de 510 mil
pizzas todos os meses entrega cerca de 45 mil pizzas em suas unidades.
Sua estratégia de expansão em espiral consiste em crescer com cautela e de
maneira gradual, o que garante uma logística eficiente de entrega de insumos
para os franqueados e também de apoio com consultoria de campo constante.
Quantidade de unidades: Mais de 25 unidades
Modelo de negócio: a partir de R$ 265 mil
Arena Baby: Pioneira no consumo consciente de roupas de
bebês e crianças, a rede Arena Baby, criada em 2015, entrou para o franchising
no final de 2016. A loja de brechó infantil traz um conceito onde o
cliente leve os produtos que o seu filho já não usa mais e venda por dinheiro
ou por crédito na loja, para a compra de outros produtos que necessitar no
momento. Além de encontrar produtos Quase Novos e Nunca Usados, de 40 a 70% mais
baratos do que os mesmos produtos em lojas convencionais.
Quantidade de unidades: mais de 10 franquias comercializadas
Modelo de negócio: a partir de 159 mil reais