O papel do franqueado para desenvolvimento do negócio no setor de beleza
“Todo início
de empreendimento requer dedicação exclusiva do franqueado”, afirma Diogo
Cordeiro de Oliveira, diretor executivo da SUAV, rede com foco em serviços de
estética express
*Por: Redação
Ser dono do próprio
negócio requer dedicação integral, principalmente para quem está em busca de se
aventurar pelo universo do franchising. Esse caminho acaba se tornando algo
almejado e mais seguro, por apostar investir em algo já testado e com
resultados comprovados no mercado, além ainda de contar com o know-how da
franqueadora.
Ao comprar uma
franquia, o empreendedor deve ficar atento a algumas normas exigidas pela
franqueadora, como, por exemplo, utilizar apenas produtos e serviços definidos
e autorizados pela rede, além é claro, de observar e seguir os padrões,
processos e políticas exigidos pela marca, no que se refere a implantação,
operação e gestão da unidade franqueada para manter a relação da imagem. Esse é
o papel principal do franqueado.
Diogo Cordeiro de
Oliveira, diretor executivo da SUAV, rede com foco em serviços de estética
express com 28 unidades espalhadas pelo Brasil, conta que muitos investidores
acreditam que por investir em uma franquia não é necessário dedicação
exclusiva. “Pelo contrário, mesmo
tendo o suporte da franqueadora é necessário capacitação, entender o segmento
do serviço que está oferecendo, principalmente para os empreendedores que não
possuem experiência em gestão ou que nunca trabalharam nesse meio”, diz.
O executivo reforça
que mesmo aqueles investidores que não ficarão na linha de frente do
empreendimento, é necessário separar um tempo para compreender tudo o que
envolve o negócio, desde a escolha e capacitação dos colaboradores, até a
gestão financeira, e os serviços que devem seguir um padrão exigido pela marca.
“Aqueles que preferirem escolher um gerente para comandar a operação devem
escolher com muito cuidado. Afinal, essa pessoa será os olhos e ouvidos dentro
da empresa e é o responsável pelo crescimento do negócio”, ressalta.
Aplicando novas ideias
Saber reconhecer
diferenciais para aplicar no negócio é ideal para manter-se no mercado e se
destacar entre os concorrentes. A SUAV é uma rede de estética e beleza aberta a
ouvir as ideias dos seus franqueados para agregar ao negócio. Se for viável,
porque não aplicar em todas as unidades?
“Em toda rede de franquia é necessário manter
o padrão, inclusive na qualidade dos serviços executados. Por isso, nem sempre
a necessidade de um franqueado representa a necessidade da rede. Porém nossa
equipe de suporte é treinada para identificar oportunidades de crescimento de
cada franqueado. Ainda oferecemos plataforma de estudo à distância (online) que
possibilita que o empreendedor aplique técnicas de vendas e gestão no seu dia a
dia”, diz o diretor executivo que, acrescenta que a melhor forma para
cativar o cliente é o atendimento: “Simpatia é essencial para qualquer negócio.
Quem não gosta de uma atenção especial ao comprar algo? Outro ponto importante
e que não deve ser deixado de lado são os colaboradores que devem ser motivados
no dia a dia. Isso possibilita criar um ambiente harmonioso no trabalho”.
Cabe também à
franqueadora conduzir o empreendedor no melhor caminho para atingir o objetivo
de tudo aquilo que pode ou não dar certo no negócio. “Quando o franqueado cresce, a marca cresce também. Por isso, antes de
fechar o contrato buscamos compreender o que levou aquela pessoa investir na
nossa marca, no segmento de beleza, e principalmente conhecer a história dele.
Há casos de pessoas que já possuem experiência e visão para negócios, porém a
outras que estão investindo nesse mercado por se identificarem com o negócio,
mas que não sabem nem por onde começarem. E é aí que cabe o papel da
franqueadora em auxiliar”, pontua Cordeiro.
Mercado de beleza
Para quem busca
investir em um mercado promissor, o segmento de beleza e estética tem se
revelado a cada pesquisa muito atrativo. Serviços como o da SUAV, que oferece
depilação, esmalteria, design de sobrancelha e escovaria, fogem da
sazonalidade. O verão, por exemplo, é a melhor época do ano para faturar um
pouco mais. “Crescemos cerca de 30% nesta época, pois as pessoas estão mais
vaidosas e procuram manter os cuidados com a aparência em dia para o período de
férias e festas de final de ano”, conta o diretor.
Segundo dados
apontados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), o segmento de Saúde,
Beleza e Bem-Estar registrou variação positiva no segundo trimestre de 2019 e
alcançou crescimento de 6,6% entre abril a junho, em comparação com o mesmo
período de 2018.
Oliveira salienta
que para investir na SUAV deve ter afinidade com o segmento, habilidades em
atendimento ao cliente e gestão de pessoas.
Sobre a SUAV
A rede SUAV inovou
ao criar a primeira franquia de esmalteria em Belo Horizonte (MG) em 2010 e
entrou para o franchising no segundo semestre de 2017. Com 28 unidades em
operação, tem como foco atendimento sem hora marcada, além de ser diferencial e
ágil. A franquia possui gestão simples do negócio, com boa margem de
lucratividade que pode chegar a 20%, além de oferecer um mix de serviços muito
procurados e atraentes, como depilação, design de sobrancelhas, esmalteria e
escovaria. O investimento varia entre R$167.600,00 a R$217.900,00, conforme o
modelo de negócio e com expectativa de prazo de retorno do investimento
entre 24 a 36 meses. www.suav.com.br