De vendedor de Carnês do Baú para CEO da maior marca brasileira de franquias no setor de Ar Condicionado
Doctor
Frio completa 25 anos e usa o modelo de franquias como base de crescimento
Por: Redação
Persistência,
fé e perseverança. Essas são as palavras que definem Abraão Barbosa, CEO da
primeira marca brasileira no setor de ar condicionado a ingressar no Franchising. Abraão ingressou na carreira comercial aos 14
anos, no Grupo Silvio Santos, onde vendia os Carnês do Baú e, nessa mesma
época, também vendia livros de porta em porta, trabalho muito comum na época.
Esses empregos serviram como escola e o fizeram descobrir sua vocação e
habilidade para a área comercial.
Aos 20 anos
de idade, já havia experimentado diversas oportunidades profissionais, que não prosperaram.
Aprendendo com os recentes erros e avaliando o último negócio no qual não teve
avanços positivos, começou a procurar por oportunidades que descem uma
longevidade maior e permitissem desenvolver e escalar o negócio. Ele precisava
ser pioneiro e sabia disso.
Sua busca
terminou quando, em uma conversa com seu cunhado, que atuava na área de
refrigeração, conheceu o fascinante mercado ar condicionado. “Ao término do
encontro, meus olhos brilhavam e logo coloquei em prática minhas habilidades
comerciais, com o planejamento da Doctor Frio”, conta o empresário.
A marca,
fundada em 1995, conseguiu fechar contratado com três clientes, em apenas uma
semana de funcionamento. Nesse momento, Abraão percebeu que se tratava de um
negócio com uma alta demanda e, mesmo passando por diversas dificuldades,
decidiu tomar fôlego e seguir em frente. “Não foi fácil, tive que aprender com
os meus erros e péssima qualidade técnica dos freelancers que contratei para
executar os serviços”, comenta.
As
dificuldades viraram oportunidades, e Abraão se tornou especialista nos
serviços de ar condicionado, treinando com eficácia sua própria equipe. Em 2012
reformulou a marca, formou equipes segmentadas em manutenção, limpeza e
instalação de ar condicionado e preparou todos os colaboradores para serem
especialistas no assunto com palestras, treinamentos e cursos realizados dentro
da própria empresa.
Em 2014 resolveu
crescer e abrir lojas em diversos lugares do país. Para isso, entrou para o
Franchising e tornou-se a primeira empresa no segmento de serviços
especializados em ar condicionado a abrir franquias em todo o território
nacional.
Atualmente a
empresa conta com 20 unidades distribuídas em São Paulo, Rio de Janeiro,
Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Goiânia, Recife e Belém do Pará.
Visando agilizar e simplificar o atendimento com os clientes, a Doctor Frio, planeja ser a primeira empresa do setor de climatização de ambientes a operar 100% digital, levando conforto e bem-estar para dentro dos lares e empresas brasileiras, com serviço de qualidade, agilidade e atendimento encantador. “Com serviços inteiramente digitais, se o cliente tiver um problema, levaremos a solução esteja aonde ele estiver, da forma que quiser e na hora que precisar, completa o diretor.
Atualmente, a Doctor Frio, presta cerca de 1500 atendimentos por mês e contam com 500 clientes corporativos e 5.000 residenciais. De acordo com dados levantados pela própria companhia, os serviços mais solicitados são de Limpeza e Higienização do Ar Condicionado, Manutenção e Reparo e Instalação.
Para
2020, ao completar 25 anos, a rede quer chegar a 60 unidades. “A ideia é expandir
a marca para os estados que já estamos e ficar mais firme nas regiões Norte e
Nordeste”, finaliza Abraão.
Raio-x
da franquia:
MASTER
COACH HVAC: O franqueado atuará como um coach, será o responsável pelo
treinamento e aperfeiçoamento contínuo da rede, gestão e acompanhamento da
qualidade dos serviços e performance das equipes. Ele deve possuir ensino
superior completo em engenharia mecânica/ engenharia de produção e uma ampla
experiência e vivência na área de instalação e manutenção.
Investimento
Inicial: a partir de 100.000
Capital
de Giro: 35.000
Taxa
de Franquia: 45.000
Taxa
de Royalties: 7% sobre o faturamento bruto
Taxa
de Publicidade: 2% sobre o faturamento
Faturamento
Médio Mensal: de 70.000 a 150.000
Lucro
Médio Mensal: 30.000
Prazo
de Retorno: 12 a 18 meses
Número
de Funcionários: 1
Prazo
de Contrato: 5 anos
FIELD
SERVICE: O franqueado atuará na área de demandas de refrigeração e
climatização. Ele irá fazer as demandas de serviços e entregas por meio de
aplicativo de smartphones, para que assim o atendimento seja realizado.
Investimento
Inicial: a partir de 30.000
Capital
de Giro: 10.000
Taxa
de Franquia: 13.000
Taxa
de Royalties: meio salário mínimo no primeiro ano e um salário mínimo a partir
do segundo ano
Taxa
de Publicidade: não possui
Faturamento
Médio Mensal: de 8.000 a 15.000
Lucro
Médio Mensal: 10.000
Prazo
de Retorno: de 6 a 12 meses
Número
de Funcionários: 1
Prazo
de Contrato: 5 anos
HOME
SERVICE: O franqueado irá atuar na área comercial. Ele terá acesso a uma
plataforma exclusiva de entrega de leads qualificados prontos para fechamento
de venda dos produtos.
Investimento
Inicial: a partir de 15.000
Capital
de Giro: 5.000
Taxa
de Franquia: 10.000
Taxa
de Royalties: meio salário mínimo no primeiro ano e um salário mínimo a partir
do segundo ano
Taxa
de Publicidade: Não possui
Faturamento
Médio Mensal: de 5.000 a 20.000
Lucro
Médio Mensal: 7.000
Prazo
de Retorno: de 3 a 9 meses
Número
de Funcionários: 1
Prazo
de Contrato: 5 anos