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Odontoclinic adota medidas de apoio a franqueados em função da pandemia de coronavírus

Rede também cria protocolos para maior segurança de pacientes, dentistas e colaboradores

Por: Redação 

A Odontoclinic, rede nacional de franquias de clínicas odontológicas, presente em 16 estados com mais de 200 clínicas, passa a utilizar uma série de protocolos visando oferecer apoio aos fraqueados durante a pandemia do coronoavírus, que afeta diretamente a atividade de toda a organização.

Como todas as clínicas suspenderam atendimentos eletivos e se concentram em casos de emergência, a prioridade é minimizar os impactos que o momento atual gerará. Para isso, a franqueadora adotou uma série de medidas para colaborar com a segurança, sustentabilidade e saúde financeira de toda a rede.

Comitê de Gestão de crise

Uma das primeiras medidas para enfrentar a situação crítica do momento foi a instituição de um comitê de gestão de crise, que interage diariamente com o Conselho de Franqueados, para troca de informações e direcionamento a todas as ações. O comitê atua na proteção à saúde de pacientes, dentistas e colaboradores, sugere ações para minimizar o impacto financeiro aos franqueados e orienta a adoção de protocolos clínicos para evitar a propagação da infecção.

Retaguarda financeira

A Odontoclinic iniciou uma negociação com os bancos parceiros da franquia a fim de propiciar a garantia de capital de giro para os franqueados. Entre os benefícios obtidos com os parceiros bancários figuram linhas de crédito com taxas a partir de 0,99% ao mês, carência de seis meses para pagamento e prazos que chegam a 60 meses. Além disso, a franqueadora conseguiu com parceiros da área de captação de crédito a antecipação de pagamento com taxas que partem de 0,6% ao mês. A franqueadora recomenda que a utilização desse benefício seja feito com parcimônia, visando a saúde financeira dos franqueados.

A franqueadora possui um espaço de treinamento e capacitação de franqueados, a Academia Odontoclinic, onde são feitas atualizações sobre os benefícios fiscais, tributários e trabalhistas, disponibilizados pelos governos federal, estaduais e municipais, para enfrentar a crise atual.

Fornecedores e prestadores de serviço

Com grande foco nas dentais (fornecedoras de equipamentos e suprimentos para tratamentos odontológicos), a franqueadora vem buscado negociações para aquisições mais benéficas, no que tange preços e prazos, buscando melhorar ainda mais o fluxo de caixa da empresa.

Aluguéis

A franqueadora oferece suporte na renegociação de aluguéis, visto que a diminuição da atividade impactará as finanças dos franqueados. Todo o time de expansão, substitui sua atuação em novos negócios para se focar 100% no apoio à redução dos valores de aluguéis dos franqueados. A Odontoclinic também elaborou uma carta de orientação de renegociação de aluguéis, fornecida a cada franqueado, a fim de auxiliar na abordagem com os locatários, com dicas para melhores negociações.

Comunicação, treinamento e capacitação

Além do espaço de treinamento e capacitação de franqueados, a Academia Odontoclinic, que oferece série de conteúdos sobre gestão financeira, otimização de recursos, entre outros, a rede passa a realizar Lives diariamente com os franqueados, às 17h, no qual passa atualizações diárias sobre a pandemia e ações da franqueadora, das fretes de trabalho. Além disso, todas as manhãs, às 9h30, à o Bom Dia Odontoclinic, Live voltada à equipe, com treinamento e capacitações, trabalhando a formação dos colaboradores de todos os níveis.

Taxas da Franquia

A Odontoclinic também buscou oferecer um alívio aos franqueados sobre seus compromissos com a franqueadora. Royalties e fundo de mídia foram minimizados em 50% por dois meses, sendo o restante cobrado só a partir de junho, em seis parcelas sem juros, a fim de trazer mais alívio ao fluxo de caixa dos franqueados.

Segurança e proteção à saúde

Todas as clínicas do país seguem as recomendações dos órgãos de saúde com relação ao atendimento dos pacientes. Adicionalmente, algumas práticas foram criadas pela Odontoclinic para toda a rede, como a criação de uma célula específica na Central Nacional de Agendamentos, focada em atendimentos emergenciais.

Para esses casos, a Odontoclinic criou três canais de agendamento, que funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h:

  • Telefone: 0800 200 9008;

  • Whatsapp: (11) 94386 3137 e


Por meio desses canais, atendentes especializados fazem uma triagem inicial. O primeiro passo é entender o problema do paciente para verificar se é um caso de emergência ou de atendimento eletivo. Além disso, cada clínica passa a ter um responsável pelo contato adicional a cada paciente agendado. Esse profissional explicará ao paciente o processo de triagem de cada caso clínico, reforçando os protocolos de segurança.

Em seguida, antes do agendamento, há a aplicação de um questionário de anamnese (para aprofundamento do diagnóstico), que visa identificar se o paciente esteve ou não exposto a contágio pelo Covid-19, minimizando riscos a ele e à equipe médica, evitando, assim, deslocamentos desnecessários.

O questionário envolve cinco perguntas:

  1. Teve febre ou experiência de febre nos últimos 14 dias?

  1. Experimentou problemas respiratórios tais como tosse ou dificuldade para respirar nos últimos 14 dias?

  1. Teve algum contato com alguém com infecção confirmada por coronavírus nos últimos 14 dias?

  1. Teve contato próximo com, no mínimo, duas pessoas com experiência documentada de febre ou problemas respiratórios nos últimos 14 dias?

  1. Participou recentemente de algum encontro, reunião, ou teve contato próximo com muitas pessoas desconhecidas?

Caso o paciente responda sim a alguma das perguntas, ele é informado que não será possível realizar o atendimento no momento, sendo orientado a procurar os serviços de saúde pública ou um médico se sua preferência. Nesse caso, ainda é informado que o SUS disponibiliza um atendimento telefônico como ouvidoria, que pode ser acionado pelo número 136. Nestas situações, o paciente será monitorado pelo corpo clínico e só poderá remarcar o atendimento após 14 dias, ou antes, se apresentar atestado médico negativando a suspeita de infecção. O procedimento atende às orientações dos órgãos regulatórios de saúde, visando a segurança de todos.

Com isso, cada unidade gera diariamente uma lista de avaliação e consultas para o dia seguinte, que é disponibilizado à recepção de cada clínica, para finalização do processo de triagem in loco, facilitando o planejamento do atendimento e a segurança de todos os envolvidos.

Há especial atenção para pacientes do grupo de risco, como idosos, por exemplo, na flexibilização da agenda e eventual remarcação de atendimento. Sendo um caso de urgência, e o paciente respondendo negativamente a todas as questões, ele estará apto ao atendimento. Nesse caso, o atendente indicará a clínica mais próxima.

Protocolo em clínica

Ao chegar à clínica, o paciente é recepcionado por um colaborador, que disponibiliza álcool gel para higienização. Em seguida, ele é conduzido a um espaço específico para nova triagem, realizada pela equipe odontológica, com equipamento de proteção individual para garantir a segurança de ambos.

Nessa etapa, realiza-se aferição de temperatura corpórea, com termômetro de testa, sem contato físico com o paciente. Se a temperatura estiver normal, o questionário de anamnese, respondido no agendamento, é entregue para que ele confira as informações e assine. A ficha será arquivada em seu prontuário. Depois, é fornecido um adesivo verde, que deverá ser colado em sua roupa, indicando que está apto para ser encaminhado ao consultório. Finalmente, antes do atendimento, a sala recebe completa higienização.

Caso a temperatura do paciente esteja acima de 37,3º C, é seguida a orientação dos órgãos de controle de saúde, indicando que se informe que o atendimento não poderá ser realizado. O paciente será monitorado pelo corpo clínico e só poderá agendar nova consulta após 14 dias ou antes, mediante a apresentação de atestado médico negativando a suspeita de infecção.

Em todas as dependências das clínicas, o paciente conta com álcool gel para higienização.

Equipe clínica e colaboradores

Assim como a Odontoclinic preza pela saúde e segurança de seus pacientes, também o faz com relação a seus colaboradores. Dessa maneira, todos os funcionários que integram o grupo de risco, como pessoas com idade acima de 60 anos, ou que exijam algum cuidado especial, estão de licença. Dentistas e colaboradores que prestam atendimento seguem diariamente, antes de iniciar sua jornada, os mesmos protocolos destinados aos pacientes, visando a total segurança do funcionamento dos consultórios.

A franqueadora se atualiza diariamente sobre a evolução da pandemia e as recomendações dos órgãos oficiais de saúde e adequa suas atividades à medida que a situação avança. Ao final de cada expediente é realizado um webinar, no qual participam representantes de todas as clínicas do país, com atualização da situação e informações sobre as recomendações do Ministério da Saúde e protocolos de atendimento.

Canais de informação

A fim de colaborar com a sociedade para a prevenção ao coronavírus, a Odontoclinic está utilizando suas páginas no Facebook (facebook.com/OdontoclinicBR/) e Instagram (https://www.instagram.com/odontoclinic/) para fornecer informações atualizadas sobre seu atendimento e como se proteger de infecções e cuidar da saúde bucal em épocas de quarentena.

Com isso, a Odontoclinic reforça seu compromisso de prestar um atendimento de qualidade, com a máxima segurança a pacientes e colaboradores.