Header Ads

Últimas

Redes de franquias comemoraram o recebimento do Selo de Excelência em Franchising 2020

Entre as marcas está o Instituto Gourmet e Mary Help, que recebem pela primeira e segunda vez a honraria, respectivamente

Por: Redação

Considerado umas das principais honrarias do franchising brasileiro, o Selo de Excelência em Franchising (SEF) chega à sua 30ª edição.  O prêmio concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), é uma das maiores chancelas de qualidade no setor de franquias e atesta a qualidade das redes. Nesta edição, 200 marcas foram chanceladas, entre elas Mary Help e Instituto Gourmet, que comemoram. Ao avaliar aspectos gerais, econômicos, gerenciais e de relacionamento, a pesquisa do SEF se consolidou como um dos principais diagnósticos independentes do setor, apontando fortalezas e aspectos a serem trabalhados pelas redes.

Concorrendo pela primeira vez, o Instituto Gourmet, maior rede de franquias especializadas em cursos profissionalizantes na área da gastronomia, conquista o Selo de Excelência em Franchising 2020 na categoria Pleno. “O Selo de Excelência traz credibilidade e valoriza o nosso negócio. Nossa marca será reconhecida pelo mercado como uma referência de melhores práticas de qualidade no serviço, gestão e operação. Um ótimo argumento para a conversão de novos alunos e investidores, uma vez que eles terão maior confiança para investir, seja em um curso ou franquia”, declara Lucilaine Lima, fundadora e diretora pedagógica do Instituto Gourmet.

Segundo a diretora, as franqueadoras só podem concorrer a partir do seu terceiro ano de atuação no mercado. “Nos credenciamos em setembro de 2019, concorremos e estamos bem honrados com a chancela conquistada logo no primeiro ano”.

A marca foi criada em 2014 por Lucilaine Lima e Robson Fejoli, em 2015 com a entrada do sócio Glaucio Athayde, formataram e testaram o modelo de negócio para a franchising. A expansão da rede começou em 2017 e, desde então, segue em constante crescimento. Só no ano passado, o Instituto Gourmet comercializou 88 unidades e obteve um faturamento de R$45 milhões. Em 2020, a rede anunciou sociedade com a holding SMZTO, com o objetivo de expandir ainda mais a marca, que pretende comercializar 100 unidades e atingir o faturamento de R$ 70 milhões de reais, além de lançar novos cursos.

Pioneira no Brasil para intermediação no serviço de diaristas que podem ser solicitadas com facilidade a partir do site, telefone ou mesmo pelo aplicativo exclusivo da marca, a Mary Help, recebe pela segunda vez consecutiva o Selo de Excelência em Franchising na categoria Sênior.

A Mary Help cresce a cada ano e em 2019 registrou uma média de 400 mil diárias e um faturamento de R$ 52 milhões. Com um crescimento de quase 50% no último ano, a rede viu também o número de unidades aumentar – foram 40 vendidas em 2019, totalizando 120 franquias.

Para este ano, as expectativas são de manter o crescimento de 50%, atingindo faturamento de R$ 70 milhões e 150 unidades em operação. Hoje a rede de franquias contabiliza cerca de 5 mil diaristas ativas e preparadas para atender o cliente em poucos cliques ou uma simples ligação.

Entre os serviços de diaristas/mensalistas que é possível contratar além de faxineira, estão os de lavadeira, passadeira, cozinheira, copeira, cuidadores de idosos e até garçons e churrasqueiros para festas e eventos. No agendamento, o cliente diz exatamente o que precisa e o número de horas que deseja contratar.

Fundado em 2011, antes da criação da “PEC das Domésticas” (projeto de emenda constitucional que em 2013 regulamentou a profissão de emprega doméstica e diaristas), o negócio aproxima quem precisa de prestadoras de serviço a quem necessita de serviço de maneira fácil e prática.