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Covid-19: Plataforma auxilia grandes redes e franqueados na divulgação de campanhas locais com foco em delivery

Com isolamento social e fechamento do comércio não-essencial, as vendas por meio de canais online se tornaram recurso primário para empresas

Por: Redação

Sem previsão de reabertura para alguns estabelecimentos, as vendas por meio de canais online e via delivery se tornaram a única opção de manter os negócios ativos. Assim, muitas empresas, que tinham pouca ou nenhuma presença digital, tiveram que se reinventar para se adaptar a este universo. Os mais afetados por toda estas mudanças são os pequenos e médios empreendedores, que, muitas vezes, compõem parte das franquias e grandes redes. De acordo com dados do DataSebrae, existem mais de 16 milhões de micro e pequenos estabelecimentos comerciais no território nacional. Ainda segundo a pesquisa, destes negócios, apenas 11% estão presentes, de alguma forma, na internet.

Um recurso indispensável para a ampliação da presença digital dos negócios é o marketing local, utilizado para traçar estratégias de acordo com as segmentações geográficas. Nele, o diferencial são as iniciativas prioritárias que atraem pessoas próximas ao local do estabelecimento, potencializando, assim, os seus resultados. Desta forma, é possível aumentar o alcance digital do empreendimento, de forma prática, por meio de anúncios pagos, citações em diferentes diretórios de empresas, sites, aplicativos e mapas utilizados por consumidores em seu momento de busca.

Para garantir que isto aconteça, a NerdMonster Digital Retail, startup voltada ao segmento de digital retail focada na presença digital e no marketing local de empresas do varejo de produtos e de serviços, desenvolveu o bm® enterprise, plataforma de multipresença digital e marketing local voltada às grandes empresas varejistas de produtos e de serviços, sejam elas redes com unidades próprias e/ou franqueadas. A ferramenta contribui para que os estabelecimentos estejam presentes em milhares de canais digitais diferentes. Segundo a empresa, 96% dos consumidores pesquisam online em algum canal digital pelos estabelecimentos comerciais antes de escolherem uma opção.

Como funciona? Entenda as principais necessidades da presença digital e do marketing local
Para traçar uma estratégia assertiva de marketing local, o bm® enterprise funciona no formato de um funil que contempla cinco pontos: localização, informação, reputação, divulgação e conversão. Neste período específico em que os estabelecimentos tiveram que interromper suas atividades presencialmente, a plataforma está auxiliando, como uma de suas iniciativas, grandes redes no processo de divulgação de campanhas locais, com foco em delivery, para suas diferentes unidades. Além disso, a ferramenta possibilita que a empresa atualize e/ou altere suas informações em massa em todos os canais digitais, como dias e horários de funcionamento, de forma personalizada, de acordo com a rotina de cada unidade de atendimento.

Um case mesmo em meio à crise
A Subway Brasil, rede de fast food, é uma das grandes redes que utilizam a ferramenta da NerdMonter Digital Retail para as suas diversas unidades, com o objetivo de ampliar a presença digital e intensificar o seu trabalho de marketing local. Neste período específico, de isolamento social, a plataforma gerou páginas locais para todas as unidades da rede, ajudando-as em suas divulgações locais e atendendo, assim, o público da região por meio de entregas delivery ou retirada no local. Além disso, a plataforma auxiliou os restaurantes na divulgação de anúncios locais, para impactar o público-alvo das regiões próximas à todas as unidades. De acordo com o Gerente de Marketing e Trade Marketing da companhia, Guilherme Scorsin Krüger, houve uma melhora na performance e faturamento de diferentes unidades que utilizam a plataforma. "Hoje os franqueados entram na plataforma e conseguem fazer posts locais com geolocalização determinada, específica para aquele restaurante. Isso só foi possível através da plataforma bm®enterprise, que tem gerado, desde setembro de 2019, resultados muito expressivos em muitos restaurantes que estão atuando com esta solução. Isso já se tornou internamente um case, a ponto de estarmos estudando uma ampliação da plataforma em toda a América Latina", comenta.

Métricas assertivas de desempenho
Para apresentar dados assertivos sobre o desempenho das empresas no universo digital, o bm® enterprise garante, ainda, métricas exclusivas para conhecer, aferir, comparar e aprender com os resultados das redes de estabelecimentos. A ferramenta apresenta, também, as avaliações, comentários, tempo médio de retorno ao cliente e, ainda, permite que a organização consiga responder os seus consumidores de forma personalizada, para os reviews que forem feitos em qualquer um dos canais digitais em que a plataforma está integrada.
A plataforma também utiliza recursos de inteligência artificial, a exemplo do robô conhecido como nerd.bot que já responde de 60% a 70% das avaliações sozinho, otimizando o tempo dos clientes, aumentando, assim, a sua disponibilidade para atividades de análise de dados e de resultados, ao invés de tarefas repetitivas e táticas. Desta forma, é possível ter uma imagem macro do negócio, visto pelos olhos dos consumidores e pelo que os dados contam a respeito de suas operações, promovendo insights para melhorias da empresa neste universo digital.