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Inovar é o segredo para crescer no Franchising



*Por Alex Quezada


Muitas pessoas sabem que investir em uma franquia é mais seguro do que começar um negócio de zero. Além de todo suporte dado pela franqueadora, o empreendedor irá tocar uma operação que já foi testada antes de ser lançada ao mercado. Este setor vem se destacando por apostar pesado em um dos fatores que eleva seu crescimento no Brasil ano a ano: a inovação. E quando falamos em inovações, são as mais diversas, como o e-commerce, empreendimentos de baixo investimento, uso de novas tecnologias como a realidade aumentada, focar em formatos enxutos e na expansão em cidades do interior, entre outros. Enfim, estas são algumas tendências que movimentam o País de Norte a Sul. Entretanto, gostaria de destacar um dos elementos: a criação de novos modelos de negócios. Isso tem sido essencial para a manutenção e a reinvenção de algumas redes que estão há anos no mercado.

Implantar lojas físicas em shopping centers, supermercados, aeroportos, estações de trem e metrô, na rua, em centros comerciais ou em locais que contam com um volume diário alto de pessoas é primordial para qualquer marca, independente do segmento. Mas, vivemos em uma era em que a falta de tempo na rotina das pessoas faz com que os consumidores busquem por alternativas mais práticas e fáceis, visando menos burocracia, qualidade de vida e uma melhora na rotina. Dessa forma, pensar fora da caixa e investir em novos formatos de negócios passou a ser uma obrigação das redes. Tudo para atender um cliente cada vez mais exigente, que busca uma experiência de compra, fidelidade com a marca, atendimento personalizado e qualidade do produto ou serviço impecável.

Tais medidas permitem que haja uma reinvenção dos negócios e isso atrai consumidores desde os mais tradicionais, até os mais conectados. Há alguns anos era impossível imaginar qualquer pessoa entrando em um app ou canal de e-commerce para solicitar o serviço de lavanderia, por exemplo. Hoje, além de isso ser possível, é uma tendência do público mais jovem e ávido por tecnologia. Outra alternativa que as franquias encontraram foi investir em lockers, mais conhecidos como armários digitais, que podem ser implantados em condomínios, academias, shopping centers e outros tipos de empreendimentos. Assim, você solicita um produto ou serviço e basta utilizar o locker, sem ter que ficar esperando para ser atendido ou se deslocar até uma loja física.

Outra ideia que vem ganhando espaço no mercado são as vending machines, máquinas automáticas que antigamente vendiam apenas alguns snacks. Atualmente, é possível encontrar desde guarda-chuva e livros, até calçados para recém-nascidos. Uma das apostas de algumas redes é disponibilizar opções de autosserviço em locais estratégicos. E para quem trabalha no segmento de alimentação, os formatos móveis de food bike ou carrinho elétrico proporcionam versatilidade ao negócio, que pode ser itinerante, atendendo a necessidade de consumidores em diferentes locais e ocasiões. Já quem trabalha com produto está criando opções baratas para venda direta, em que o franqueado vai até o local onde o consumidor está com um mostruário reduzido para promover a venda.

Sabemos que as operações convencionais são indispensáveis no Franchising, mas os novos formatos de negócios vêm se destacando e ganhando uma parcela importante do mercado. Isso chama a atenção dos consumidores e até mesmo dos concorrentes, fazendo com que as empresas criem, recriem e desenvolvam novidades a todo instante. Tais fatores movimentam o setor como um todo e proporcionam vantagens e benefícios aos clientes e franqueados. E as inovações não param por aí, elas abrangem também o modelo de gestão, processos, produtos e serviços. Quem não acompanhar tal evolução, poderá enfrentar certas dificuldades em um futuro não muito distante.

Sobre Alex Quezada
Alex Quezada é um profissional com grande experiência em Franchising, com mais de 15 anos no segmento. Atuou em grandes marcas, como: Colchões Ortobom, Microlins, Smartz School e Wizard (Pearson Education). É formado em Tecnologia da Informação e tem MBA em Gestão Empresarial. Alex atua como diretor de expansão e novos negócios da 5àsec, colaborando com o planejamento estratégico da empresa, desenvolvimento de metas e, principalmente, a expansão da rede no Brasil.