Pandemia faz brasileiro apostar cada vez mais no delivery
Uma pesquisa feita pela Kantar mostra que 53% dos brasileiros
prefere utilizar o serviço de duas a três vezes por semana
Por: Redação
Se
antes o mercado de delivery já era uma tendência, hoje temos a certeza de que
ele veio para ficar. O último estudo divulgado pela Kantar Thermometer, líder
global de dados, insights e consultoria, mostra que devido à pandemia, 53% dos
brasileiros preferem utilizar o serviço de delivery.
Pedidos
por telefone, via aplicativos de entrega ou mesmo pela internet, aumentaram
muito e não apenas para o segmento de alimentação. Redes de franquias como Neo
Delivery, N1 Chicken e Brasileirinho Delivery, que atuam com delivery, contam
como o mercado está crescendo e se aperfeiçoando cada vez mais.
“Já
acreditávamos antes mesmo da pandemia, que o delivery seria uma tendência
mundial, pela rotina das pessoas. Agora então temos a convicção de que não é
mais uma comodidade somente pela rotina, mas sim uma necessidade”, declara
Jhonathan Ferreira, diretor executivo da Neo Delivery.

Jhonathan
acredita que com a pandemia, ficou mais claro como o mercado de delivery pode
gerar muitos empregos e como é necessário investimento em melhoria para o
setor. “É importante desenvolver entregadores, como donos do seu negócio, que
eles saibam a importância que sempre tiveram e estão tendo ainda mais agora,
reconhecê-los com comissões mais justas, rotas que facilitam a entrega e
minimizam tempo e menos gasto com combustível”, comenta.

Em
meio a pandemia, a Brasileirinho Delivery presenciou um crescimento de
1,5% nos pedidos via delivery, esse aumento se deu pela experiência da rede
pelo serviço, já que trabalhava com esse modelo, enquanto muitos
estabelecimentos tiveram que se adaptar às pressas. A rede espera manter esse
crescimento, e a ferramenta utilizada para isso, será o aplicativo da empresa
que teve um aumento de 19% de uso nas últimas semanas.
Outra
vertente que vem crescendo com a pandemia é o Dark Restaurant ou Dark Kitchen
que são empresas de alimentação que apostam em delivery, sem atendimento
presencial ao consumidor. A capixaba N1 Chicken é uma das empresas que
já nasceu com esse conceito. Fundada em 2017 por cinco jovens empreendedores,
marca brasileira, mesmo com nomeação em inglês, a rede se apoia em três
pilares: criatividade, colaboração e simplicidade.

A
prova disso é que no mês de março, a rede viu seu faturamento crescer 46%
devido ao período de isolamento voluntario. “Desde a primeira semana que foi
aconselhado a quarentena, nossas vendas cresceram consideravelmente”, estima. O
N1 estima que os próximos meses esse crescimento se mantenha.
Mesmo
que as redes de franchising ainda estejam engatinhando na modalidade delivery,
ela vem crescendo constantemente, a expectativa é que até 2023 ela cresça 7,6%
segundo a consultoria especializada em food service Galunion. A
expectativa do N1 Chicken é finalizar 2020 com 250 unidades comercializadas e
novas marcas.