Sem funcionários, modelo de lavanderia self-service pode operar 24 horas por dia
Criada em 2019, Lavô conta com três unidades em operação. Investimento inicial é de R$ 99 mil
*Por: Redação
Ideias que resultam em novos empreendimentos podem surgir de forma inusitada. A história da Lavô, franquia de serviços de lavagem de roupas no sistema self-service que já conta com três unidades em operação – duas em Balneário Camboriú (SC) e uma em Campinas (SP) – e outras doze em implantação, conciliou o desejo de Angelo Max Donaton de ter um negócio próprio com a solução para um problema enfrentado por duas amigas.
Em 2018, elas viajaram pela América do Sul e quase desistiram da aventura por não encontrarem uma maneira eficiente de conseguirem lavar e secar as roupas usadas no trajeto. Ao refletir sobre a dificuldade da dupla, Donaton lembrou da solução utilizada por ele próprio em suas viagens pelo Exterior: o modelo de lavanderias de autoatendimento.
No mesmo ano, o empresário – que antes da Lavô trabalhou 25 anos na área comercial – começou a pesquisar sobre esse modelo de negócio e resolveu abrir uma unidade de testes em Balneário Camboriú. “Apesar de morar em São Paulo, eu sabia que a concorrência na cidade era muito maior”, explica. “O fato de Balneário Camboriú ser uma cidade litorânea, onde as pessoas tem bastante dificuldade em secar as roupas devido a umidade, também influenciou na escolha”.
Formado em Marketing pela Faculdade Anhanguera, com pós-graduação em Gestão de Projetos (Senac) e especialização em Energia Solar (Unicamp), Donaton criou a Lavô como um modelo de negócio com baixo investimento, retorno rápido e que dispensa contratação de funcionários. Em setembro de 2019 a primeira unidade é inaugurada depois de alguns testes em outras modalidades de negócio, foi um grande sucesso e inspirou a abertura da Franqueadora, desta vez, direcionada a espalhar o modelo de negócio em container e sala comercial.
Nas unidades da marca, o tempo total de utilização do serviço é de aproximadamente uma hora entre lavagem e secagem. Em um ciclo completo, o usuário pode lavar e secar até 10 quilos de roupas (25 peças, em média). O modelo de negócios permite a adoção de um horário de funcionamento flexível – as lojas podem operar 24 horas por dia, sete dias por semana. O público que consome o serviço é variado, incluindo desde jovens solteiros, donas de casa e aposentados.
Em julho, a Lavô passou a ser uma das marcas aceleradas pela 300 Franchising, empreendimento liderado pelos irmãos empresários Leandro e Leonardo Castelo, fundadores da Ecoville, a maior rede de produtos de limpeza do país. Com o suporte da 300 Franchising no processo de expansão, a Lavô projeta encerrar o ano com 35 unidades e um faturamento de R$ 700 mil. Para 2021, a projeção é de um total de 120 lojas, com faturamento de R$ 2 milhões.
Segundo Donaton, a crise gerada pela pandemia não teve impacto significativo nos negócios da marca. “Com a crise, mudamos alguns planos de inaugurações de unidades, mas esse momento nos fez sair do lugar comum e encontrar outras formas de expandir o negócio. Foi assim que começamos o projeto de expansão e conhecemos a 300 Franchising”, conta o empresário. “Em agosto, a 300 Franchising começou a operar a venda de franquias.”
Conforme o fundador da Lavô, o modelo de operação foi facilmente adaptado aos cuidados sanitários impostos pelo coronavírus. “Todos os modelos de franquias são sem funcionários, com autoatendimento, onde o cliente entra, clica, faz o pagamento. É uma forma mais segura, pois o usuário não tem contato com outras pessoas nessa época de pandemia”, explica Donaton. “São utilizados produtos de lavanderia profissionais. As lojas são higienizadas frequentemente e os próprios produtos e a temperatura dos equipamentos contribuem para a higienização.”
COMPARATIVO | |
Lava e seca residencial 10 kg | Lava e Seca Lavô 10 kg |
150 litros de água por ciclo | 56 litros de água por ciclo (máximo) |
9 kw de energia por ciclo | 2 Kw de energia por ciclo; |
De 4 a 5 horas para lavar e secar | No máximo, 70 minutos para lavar e secar |
100 ml de sabão por lavagem | Aproximadamente 20 ml de sabão |
90 ml de amaciante por lavagem | 20 ml de amaciante profissional por lavagem |
280 kg de embalagem plástica por ano | 18 kg de embalagem plástica por ano |
LAVÔ
Investimento inicial: 99mil
Taxa de franquia: R$ 35 mil
Retorno de investimento: 18 meses
Fone: (47) 99644-1684
E-mail: lavo.expansao@300f.com.br
Informações: www.lavo.eco.br
Sobre a 300 Franchising
Leandro e Leonardo Castelo, fundadores da Ecoville - a maior rede de produtos de limpeza com centenas de lojas espalhadas pelo país - lançaram a aceleradora de franquias 300 Franchising em 2019. Com oito meses de operação, o empreendimento já reúne 15 diferentes marcas de franquias e conta com um faturamento de 450 milhões. O objetivo dos irmãos Castelo é tornar a 300 Franchising a maior empresa de aceleração de franquias do Brasil. Até o fim de 2020, a meta é contar com 30 marcas aceleradas, chegando a um ritmo de pelo menos 300 contratos de franquias por mês até o final de 2021.