Header Ads

Últimas

Sem funcionários, modelo de lavanderia self-service pode operar 24 horas por dia

 

Criada em 2019, Lavô conta com três unidades em operação. Investimento inicial é de R$ 99 mil

*Por: Redação

Ideias que resultam em novos empreendimentos podem surgir de forma inusitada. A história da Lavô, franquia de serviços de lavagem de roupas no sistema self-service que já conta com três unidades em operação – duas em Balneário Camboriú (SC) e uma em Campinas (SP) – e outras doze em implantação, conciliou o desejo de Angelo Max Donaton de ter um negócio próprio com a solução para um problema enfrentado por duas amigas.

Em 2018, elas viajaram pela América do Sul e quase desistiram da aventura por não encontrarem uma maneira eficiente de conseguirem lavar e secar as roupas usadas no trajeto. Ao refletir sobre a dificuldade da dupla, Donaton lembrou da solução utilizada por ele próprio em suas viagens pelo Exterior: o modelo de lavanderias de autoatendimento.

No mesmo ano, o empresário – que antes da Lavô trabalhou 25 anos na área comercial – começou a pesquisar sobre esse modelo de negócio e resolveu abrir uma unidade de testes em Balneário Camboriú. “Apesar de morar em São Paulo, eu sabia que a concorrência na cidade era muito maior”, explica. “O fato de Balneário Camboriú ser uma cidade litorânea, onde as pessoas tem bastante dificuldade em secar as roupas devido a umidade, também influenciou na escolha”.

Formado em Marketing pela Faculdade Anhanguera, com pós-graduação em Gestão de Projetos (Senac) e especialização em Energia Solar (Unicamp), Donaton criou a Lavô como um modelo de negócio com baixo investimento, retorno rápido e que dispensa contratação de funcionários. Em setembro de 2019 a primeira unidade é inaugurada depois de alguns testes em outras modalidades de negócio, foi um grande sucesso e inspirou a abertura da Franqueadora, desta vez, direcionada a espalhar o modelo de negócio em container e sala comercial.

Nas unidades da marca, o tempo total de utilização do serviço é de aproximadamente uma hora entre lavagem e secagem. Em um ciclo completo, o usuário pode lavar e secar até 10 quilos de roupas (25 peças, em média). O modelo de negócios permite a adoção de um horário de funcionamento flexível – as lojas podem operar 24 horas por dia, sete dias por semana. O público que consome o serviço é variado, incluindo desde jovens solteiros, donas de casa e aposentados.

Em julho, a Lavô passou a ser uma das marcas aceleradas pela 300 Franchising, empreendimento liderado pelos irmãos empresários Leandro e Leonardo Castelo, fundadores da Ecoville, a maior rede de produtos de limpeza do país. Com o suporte da 300 Franchising no processo de expansão, a Lavô projeta encerrar o ano com 35 unidades e um faturamento de R$ 700 mil. Para 2021, a projeção é de um total de 120 lojas, com faturamento de R$ 2 milhões.

Segundo Donaton, a crise gerada pela pandemia não teve impacto significativo nos negócios da marca. “Com a crise, mudamos alguns planos de inaugurações de unidades, mas esse momento nos fez sair do lugar comum e encontrar outras formas de expandir o negócio. Foi assim que começamos o projeto de expansão e conhecemos a 300 Franchising”, conta o empresário. “Em agosto, a 300 Franchising começou a operar a venda de franquias.”

Conforme o fundador da Lavô, o modelo de operação foi facilmente adaptado aos cuidados sanitários impostos pelo coronavírus. “Todos os modelos de franquias são sem funcionários, com autoatendimento, onde o cliente entra, clica, faz o pagamento. É uma forma mais segura, pois o usuário não tem contato com outras pessoas nessa época de pandemia”, explica Donaton. “São utilizados produtos de lavanderia profissionais. As lojas são higienizadas frequentemente e os próprios produtos e a temperatura dos equipamentos contribuem para a higienização.”


COMPARATIVO

Lava e seca residencial 10 kg

Lava e Seca Lavô 10 kg

150 litros de água por ciclo

56 litros de água por ciclo (máximo)

9 kw de energia por ciclo

2 Kw de energia por ciclo;

De 4 a 5 horas para lavar e secar

No máximo, 70 minutos para lavar e secar

100 ml de sabão por lavagem

Aproximadamente 20 ml de sabão

90 ml de amaciante por lavagem

20 ml de amaciante profissional por lavagem

280 kg de embalagem plástica por ano

18 kg de embalagem plástica por ano

LAVÔ

Investimento inicial: 99mil 

Taxa de franquia: R$ 35 mil

Retorno de investimento: 18 meses

Fone: (47) 99644-1684

E-mail: lavo.expansao@300f.com.br

Informações: www.lavo.eco.br


Sobre a 300 Franchising

Leandro e Leonardo Castelo, fundadores da Ecoville - a maior rede de produtos de limpeza com centenas de lojas espalhadas pelo país - lançaram a aceleradora de franquias 300 Franchising em 2019. Com oito meses de operação, o empreendimento já reúne 15 diferentes marcas de franquias e conta com um faturamento de 450 milhões. O objetivo dos irmãos Castelo é tornar a 300 Franchising a maior empresa de aceleração de franquias do Brasil. Até o fim de 2020, a meta é contar com 30 marcas aceleradas, chegando a um ritmo de pelo menos 300 contratos de franquias por mês até o final de 2021.