Comida delivery – um negócio que não para de crescer
Segundo estudo da Abrasel, o
mercado de gastronomia cresceu cerca de 10% nos últimos anos
Por: Redação
Com a crise que o país vive,
pedir comida via aplicativo está ficando cada vez mais frequente na vida do
brasileiro. A diversidade de refeições como fast
foods, porções e lanches agradam todos os tipos de clientes.
De acordo com o estudo realizado
pela Associação de Bares e Restaurantes – Abrasel –, mostra que o mercado
gastronômico cresceu cerca de 10% nos últimos anos. Esse crescimento constante
da receita gerada acontece principalmente pelo aumento de consumo de refeições
fora do lar, pois hoje o brasileiro gasta cerca de 32,8% de sua renda nessa
modalidade, segundo a pesquisa do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística.
Além disso, a eficiência das
marcas também auxiliou para que o setor gerasse um bom resultado, como por
exemplo, investimentos em inovação, seja ela no processo de operação, ações de
comunicação ou novidades no cardápio. Outro fator interessante foi o
crescimento de modelos de operação diferenciados como delivery, que cresceu
cerca de 94,67% durante o isolamento social, causado pelo novo Covid19, de
acordo com os dados divulgados pela Mobills, startup de gestão de finanças
pessoais.
Com esses dados, fica comprovado
que para quem deseja ter seu próprio negócio, mas tem medo de arriscar,
investir em uma franquia delivery no setor de alimentação pode ser a opção mais
correta e segura.
No mercado desde 2013, o
Brasileirinho Delivery foi criado com o objetivo de inovar o mercado de
alimentação. Por ser pioneiro em servir comida típica brasileira na caixinha e
apostarem no delivery. O sucesso do restaurante foi tanto que um ano após a sua
inauguração, o Brasileirinho Delivery entrou para o Franchising e hoje conta
com mais de 110 unidades, presentes em diversas regiões do país.
Já a capixaba N1 Chicken, rede de franquia de delivery de frango frito, é uma das empresas que já nasceu focada 100% delivery. Fundada em 2017 por cinco jovens empreendedores, marca brasileira, mesmo com nomeação em inglês, a rede se apoia em três pilares: criatividade, colaboração e simplicidade.
“Quando uma empresa é direcionada
exclusivamente para o delivery, é possível aumentar a produtividade da equipe e
os resultados, pois não há foco em atendimento local, e isso também reduz
custos no investimento inicial e operacional, por exemplo. Além disso, também
há a possibilidade de se trabalhar mais de uma marca na mesma cozinha”, comenta Rafael Matos, sócio da
rede.
A prova disso é que durante o período de isolamento
social, a rede viu seu faturamento crescer 60%. “Desde a primeira semana
que foi aconselhado a quarentena, nossas vendas cresceram consideravelmente”,
estima. Só no último mês de agosto, foram comercializadas 26 novas unidades da
rede.
Hoje a marca que possui 193
unidades comercializadas, 87 em operação no Brasil e 1 em Portugal, comemora a
marca de 120.600 combos de frango frito comercializado mensalmente com o ticket
médio de R$ 50 reais. “Passamos anos testando o tempero perfeito para nosso
produto, é gratificante ver esse crescimento rápido da rede. Desde o início do
projeto já sabíamos que seria um sucesso, com a maior procura de delivery,
nossas vendas cresceram consideravelmente”, finaliza Rafael.